Trajectory Planning
Explorando seis fatores de mudança que influenciarão o futuro
Conforme as diferentes culturas se movem mais rápido nos dias atuais, as empresas precisam planejar estratégias de maneira mais inteligente. Não basta pensar sobre tendências a curto prazo. Em vez disso, é preciso explorar trajetórias de longo prazo.
De acordo com o Future Drivers Report de setembro de 2020, elaborado pela Zeus Jones, o futuro sociocultural e econômico será moldado por 6 pilares com base em acontecimentos atuais. Confira:
Demográfico:
Na próxima década, haverá a tensão contínua entre gerações antigas e novas, desafiando infraestruturas familiares, o equilíbrio político de poder e o rosto e a voz dos trabalhadores. As gerações mais jovens já estão trazendo perspectivas mais progressistas, que irão redefinir o conceito de bem estar.
Econômico:
Antes da pandemia, nossa economia favorecia os ricos e mascarava a situação da classe trabalhadora. A pandemia levantou esse véu. Duas forças principais podem ajudar a melhorar o futuro da economia: discurso político menos partidário e uma redução do hiato de riqueza. No entanto, ambas são apenas projetadas para piorar.
Infraestrutura:
O duplo golpe de uma pandemia global de saúde e a pandemia do racismo expôs as lacunas que existem em nossa sociedade. De acesso à saúde para a exclusão digital, estas fissuras são mais visíveis do que nunca. Ao longo da próxima década, as soluções da propriedade privada surgirão conforme as empresas tentam resolver nossas maiores necessidades de infraestrutura.
Meio ambiente:
A mudança climática afeta a todos. Quando o ponto de ruptura é alcançado, mudanças de comportamento positivas irão se acelerar por meio de mais colaboração e inovação. Empresas que desejam ter sucesso a longo prazo devem agir hoje. Como estamos evitando crises globais de poluição e desmatamento?
Tecnologia:
Enquanto a segurança de dados corporativa acabará exigindo radicais mudanças nas políticas e legislações, as gerações mais jovens têm maiores expectativas quanto aos benefícios da tecnologia e diferentes limites de privacidade. Estão surgindo padrões que apontam para a capacidade da tecnologia de nos tornar mais humanos, conectando-nos em todo o mundo.
Ciência:
O domínio da ciência é amplo e abrangente, mas há uma pergunta: nos concentramos em reparar danos ou nos concentramos em progredir? Embora esta questão permaneça, acreditamos que toda a comunidade científica tem um objetivo em comum: tornar o mundo melhor. As empresas precisarão olhar para uma variedade de estudos que estarão escrevendo o futuro de nosso planeta.