Como utilizar a jornada do consumidor na sua estratégia de conteúdo

Você já ouviu falar na jornada do consumidor? Saiba como utilizá-la na sua estratégia de conteúdo.

Como utilizar a jornada do consumidor na sua estratégia de conteúdo

Quem trabalha com marketing de conteúdo sabe a importância de conhecer e utilizar estratégias inteligentes, como o uso de e a jornada do consumidor. Afinal de contas, o consumidor dos dias de hoje deixou de ser uma figura unidimensional devido a sua autonomia e suas infinitas opções de compra, impulsionadas pelo poder das redes sociais e da internet, o que faz com que a jornada e as suas etapas se tornem mais complexas.

O Marketing de Conteúdo, por ser um ferramenta essencial na conquista de novos clientes e brand lovers, tornou- se extremamente dependente de estratégias inteligentes que apliquem essas novas fases da jornada do consumidor para campanhas de sucesso.

Por isso, é muito importante que os profissionais dessa área estudem e conheçam a fundo os planos e táticas de uma jornada do consumidor bem definida, a fim de otimizar os seus resultados com os conteúdos criados para clientes e marcas que buscam criar uma base sólida de consumidores.

Neste artigo, vamos te explicar o que é a jornada do consumidor e como fazer para usá-la de forma inteligente nas suas estratégias de conteúdo.

O que é jornada do consumidor?

Todo mundo experimenta uma série diversa e complexa de etapas ao comprar um produto ou utilizar um serviço de uma marca. A jornada do consumidor nada mais é do que o conjunto dessas fases, ou seja, toda a experiência que o consumidor tem, desde a descoberta de um problema até a compra de uma solução.

No geral, os clientes comuns passam por cerca de cinco fases do processo. Isso depende muito do nível de conhecimento sobre o problema, sua proximidade com a solução do problema e o benefício potencial de concluir o processo de compra. Cada fase da jornada do consumidor requer uma forma diferente de comunicação e conteúdo específico.

Hoje em dia, com a ajuda da internet, mídias sociais e marketplaces, a jornada do consumidor se tornou muito mais complexa, com diferentes etapas que conversam com públicos específicos. Isso ocorre porque a atenção dos consumidores está cada vez mais difícil de conquistar, devido a infinitude de opções, produtos e serviços sendo constantemente apresentados em um piscar de olhos, o que faz com que as pessoas não aceitem qualquer tipo de abordagem.

A empatia é a chave por trás de qualquer mapeamento de jornada. É ideal que você forneça aos consumidores uma experiência valiosa em cada fase do processo, a fim de resolver seus problemas específicos à medida que avançam.

Quais são as etapas da jornada do consumidor?

A jornada do consumidor é composta de vários estágios, mas essas fases não são lineares e previsíveis. No entanto, conhecer as principais fases já é o suficiente para montar uma estratégia de conteúdo inteligente.

1. Descoberta
Quando as pessoas pesquisam informações pela primeira vez, elas não estão procurando comprar nada. Em vez disso, elas estão agindo pela curiosidade instintiva sobre um tópico ou problema que estão tentando resolver. É por isso que é natural que as pessoas comecem pesquisando um problema primeiro.

2. Consideração
Nesta etapa da jornada do consumidor, o cliente considera possíveis soluções depois de aprender sobre sua dor. Ele não está considerando opções de compra neste momento; ele está simplesmente fazendo um brainstorming de ideias para resolver o problema.

3. Decisão
Esta é a etapa da jornada do consumidor onde o cliente está próximo de adquirir o produto ou serviço. O cliente entende o seu problema o suficiente para iniciar o processo de encontrar soluções. Depois de analisar a decisão, ele começa a buscar alternativas e empresas para ajudá-lo.

Jornada do consumidor: como utilizá-la na estratégia de conteúdo

Esse conceito de etapas da jornada do consumidor também é chamado de Funil de Vendas, utilizado por muitos profissionais do Marketing de Conteúdo para suas estratégias.

As conversões efetivas dependem de um conteúdo que seja adequado para cada etapa. Isso garante que quem entra no funil chegue ao final e se torne um comprador.

As palavras-chave são uma implementação de extrema importância nesse processo, pois elas representam o nível de conhecimento da pessoa sobre determinado assunto, o seu estágio no funil e as suas intenções de pesquisa.

O comprimento da palavra-chave afeta a jornada. Palavras-chave mais curtas e gerais tendem a ser mais atrativas para conteúdo relacionado à atração, enquanto as mais longas estão associadas às etapas de consideração e decisão.

Também é importante entender que a linguagem do conteúdo precisa estar adequada a cada estágio da jornada do consumidor, utilizando temas mais didáticos e amigáveis para a etapa de descoberta, enquanto nas fases de consideração, podemos empregar um tom mais direto, comercial e consultivo.

Os termos usados também devem ser levados em consideração. Enquanto na fase de descoberta evitamos falar o nome da marca, produtos e, principalmente, dos preços, na fase de decisão esses termos são imprescindíveis para conquistar o cliente.

Conteúdo inteligente, estratégico e adequado para a jornada do consumidor

Agora que você já sabe a importância da jornada do consumidor na estratégia de conteúdo, chegou a hora de encerrar com algumas dicas de formatos ideais para cada etapa. Confere aí.

Descoberta: blogs, vídeos curtos e conteúdos interativos.
Consideração: e-books, webinars, eventos e vídeos mais longos.
Decisão: recomendações, depoimentos de outros consumidores e artigos.

Quer ter um time diverso trabalhando de forma inteligente para a sua marca? .

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