A importância das rotas na realização de um planejamento de comunicação

Você já ouviu falar sobre rotas? No planejamento de comunicação, ela é essencial para conhecer de forma profunda o seu público. Saiba mais!

A importância das rotas na realização de um planejamento de comunicação

Você já ouviu falar na realização de rotas dentro da etapa de imersão em planejamentos de comunicação? Senão, saiba que esse é um dos processos mais importantes do marketing e que entrega respostas valiosas para o negócio da sua empresa sobre o comportamento e as dores de seus clientes.

Uma das maiores dificuldades dos times de marketing de pequenas, médias e grandes empresas é colocar o pé na rua para visitar os seus clientes e entender, de fato, qual é a sua realidade. Com times cada vez mais enxutos, essas áreas acabam sendo mais reféns dos dados digitais - que também costumam ser extremamente importantes - e não conseguem ir a campo.

Mas, você sabe se realmente esses dados que adquire nas ferramentas digitais estão demonstrando fielmente o que os seus clientes sentem? As rotas são uma etapa importante para cruzar estes pontos e refinar o seu planejamento de comunicação, trazendo informações reais e insights personalizados sobre o seu público. Continue lendo este texto e descubra tudo sobre rotas!

O que são rotas?

Talvez, você não esteja familiarizado com o termo “rotas”, mas em algum momento da estruturação de um planejamento de comunicação, realizou o seu processo para entender melhor o seu público.

Fazer uma rota, nada mais é do que ir à campo para visitar o seu cliente com um roteiro de perguntas e de hipóteses para serem respondidas. Por exemplo, caso a sua empresa seja uma indústria de alimentos que vende produtos, como fermento, para padarias. No seu caso, é fundamental que você faça o mapeamento dos seus clientes e vá visitá-los para entender quais as suas às suas necessidades e mapear oportunidades de comunicação para o seu planejamento.

- Metodologia IRIS e o planejamento de comunicação

Aqui na Agência VISIA, desenvolvemos uma metodologia chamada IRIS (Immersive Research Identity Social), que tem como um dos seus pilares, a realização de rotas imersivas para entender em profundidade o comportamento do cliente dos nossos clientes.

O processo de imersão não é realizado apenas pelos planejamentos da agência, mas sim, pela equipe de conteúdo e pela equipe de criação, que consegue obter novos insights a partir do momento que entende como aquele tipo de persona se comunica e quais os desafios que ela tem no dia a dia.

Como as rotas apoiam o planejamento de comunicação

Agora que você já sabe o que são rotas dentro de um planejamento de comunicação, que tal entender de que forma elas podem apoiar o seu time de marketing?

- Novas informações que as ferramentas - ainda - não dão: atualmente, temos diversas ferramentas de social listening e de mapeamento de SEO que nos dão insights de pautas e temas que podem ser relevantes para o cliente do nosso cliente. No entanto, muitas vezes, essa pessoa ou profissional não está 100% no universo digital e não tem um comportamento de heavy user das redes sociais.

De acordo com o relatório Digital, de 214 milhões de brasileiros, cerca de 165 milhões já acessaram a internet ao menos uma vez em 2021. Porém, o aumento da utilização da internet como meio de compra teve uma crescente apenas durante a pandemia, ou seja, este cenário ainda é recente e não condiz com a realidade de todos os tipos de clientes. Por isso, é cada vez mais importante cruzar as bases de dados digitais com os dados coletados em pesquisas que podem ser feitas durante as rotas, para chegar nos resultados reais sobre os seus clientes.

- Relacionamento e proximidade: existem informações que só chegarão até você através do contato olho no olho. Isso significa que durante as rotas é comum que se estabeleça uma conexão empática com o cliente do seu cliente e se crie relacionamentos que podem durar por anos. O nosso time de jornalistas, por exemplo, consegue encontrar fontes de conteúdo valiosas durante as rotas e criar um relacionamento duradouro com elas, aprendendo mais sobre o negócio dos nossos clientes.

- Novas oportunidades: vamos imaginar essa situação. A dupla de marketing da sua agência vai visitar a loja de materiais de construção de alguns dos seus clientes. Conversando com o proprietário, ela descobre que o rejunte do concorrente tem uma saída melhor por conta da sua embalagem e que o rejunte que a sua empresa oferece tem uma embalagem com o plástico mais fraco, que acaba rasgando com facilidade. Com essa informação, a dupla de marketing desenvolve uma nova proposta de embalagem que pode atender as necessidades tanto da loja de materiais quanto do consumidor, aumentando a saída deste produto. Esse é o time de informação que realmente interfere no negócio do seu cliente, mas que nenhuma ferramenta digital ainda te dará.

Juntos Somos Mais e a experiência de rotas com profissionais da obra

A empresa Juntos Somos Mais, que nasceu de uma ideia inovadora dentro da Votorantim Cimentos, e hoje tem como acionistas a Votorantim Cimentos, a Gerdau e a Tigre, tinha um desafio enorme no início da sua jornada: entender a realidade e o comportamento dos profissionais da obra para conseguir inseri-los num programa de fidelidade que troca pontos por prêmios.

Para ajudá-los nessa missão, nós, da Agência VISIA, criamos um squad de Pesquisa e Imersão e fomos realizar rotas em obras, lojas de materiais e reformas na cidade de São Paulo e no interior, para conversar com esses profissionais e desenhar as suas personas com todas as informações possíveis, entendendo também quais seriam os possíveis problemas que a empresa encontraria na hora de oferecer o programa no dia a dia deles.

O resultado deste trabalho foi a criação de um livro que contou com mais de 80 entrevistas qualitativas sobre o comportamento, cenário e hábitos do profissional da obra em todas as suas fases: como ajudante, pedreiro e mestre de obras. Este material foi utilizado para que a companhia conseguisse traçar todo o seu planejamento de comunicação considerando esse público.

Rotas para o planejamento de comunicação: a solução que nunca perde valor para o negócio

Analisando as estratégias e benefícios que as rotas fornecem para as áreas de marketing, podemos perceber que quando realizadas de forma correta, por um time competente e que agrega visões diferentes sobre o mesmo tema, é possível aproveitar o seu potencial para criar, até mesmo, novas oportunidades de negócios.

Mesmo com o crescimento do marketing digital, as rotas continuam sendo estratégias fundamentais para o planejamento de comunicação e permanecem trazendo um valor agregado para o dia a dia das equipes de marketing.

Somos especialistas em entender as dores do seu cliente. Quer dividir os seus desafios conosco? .

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