Tendências do Instagram para 2021
Mudanças na sociedade e no mundo já apontam caminhos para o próximo ano
Ninguém discute que este tem sido um ano agitado e surpreendente, e muitos dos acontecimentos dos últimos meses já estão criando tendências para 2021 nas redes sociais.
No Instagram, muitas delas já são bastante perceptíveis. Por isso, toda marca deve ficar atenta à evolução desses comportamentos para otimizar seus resultados no ano que está por vir.
A mais evidente é a presença massiva das lives nas estratégias de marketing. Mais de 800 milhões de pessoas assistem a elas todos os dias ao redor do mundo. Fundamentais na pandemia, devem se manter ao longo do próximo ano em maior ou menor grau - a depender do sucesso no enfrentamento a Covid-19.
O Instagram Shops também deve ser ampliado, ajudando as marcas a comercializarem seus produtos direto na plataforma, sem a necessidade de remeter o usuário para um website. Isso aumentará a taxa de conversão e as vendas de quem souber explorar a ferramenta.
Mais importante ainda, a questão da igualdade racial ganhou ainda mais peso tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.
Os protestos do Black Lives Matter aumentaram a consciência sobre o assunto e fizeram várias empresas, tanto aqui como lá, investirem em campanhas que valorizem a negritude - atitude que deve se aprofundar ainda mais ao longo da década.
Até por isso, os valores das marcas já estão sendo explorados em mais profundidade. Essa é uma tendência crucial para 2021. Autenticidade será um fator chave não só no relacionamento com influencers, mas na maneira como as marcas dialogam com as demandas da sociedade.