Marketing no LinkedIn: como seu conteúdo pode fazer a diferença
Networking segue forte, mas produção de conteúdo na rede ganha cada vez mais espaço
O Linkedin deixou há tempos de ser uma plataforma apenas de networking para se transformar em uma rede social de conteúdos relevantes.
Mais de 600 milhões de pessoas já são usuárias do Linkedin em todo o mundo. Além disso, uma pesquisa da Universidade de Massachusetts mostra que 98% das companhias que integram a lista de 500 maiores da Forbes usam a plataforma ativamente para contar suas histórias e se relacionar com seus consumidores.
Por isso, a presença da sua empresa nela deve ter como base uma estratégia de marketing sólida que possibilite a conquista de novos consumidores e a fidelização da sua base de clientes já existentes.
Como fazer isso? Confira as dicas da Visia.
1) Defina seu objetivo
Diferentemente de outras redes, como Facebook e Instagram, o LinkedIn pode ser utilizado pela sua marca para ir além da geração de leads. Por ser uma rede com perfil mais profissional, ela também pode ser utilizada, por exemplo, para que sua empresa ou porta-vozes dela estabeleçam a si mesmos como experts no trade em que atuam e vire uma referência no mercado.
2) Use as características do LinkedIn a seu favor
Seja você uma marca consolidada, em ascensão ou um executivo que deseja se posicionar e trabalhar a própria imagem, é fundamental levar em consideração as características da rede. Lembre-se: ela foi criada para auxiliar no networking. Então, que assim seja: conecte-se com seus pares e interaja com perfis relevantes. Essa dica é especialmente importante caso a sua empresa atue no mercado B2B - o LinkedIn propicia conexões interessantes não só com potenciais consumidores, mas sobretudo com parceiros e fornecedores. Não pense, porém, que esse é um trabalho feito do dia para a noite: boas relações são construídas ao longo do tempo.
3) Produza conteúdo relevante
E não só relevante, mas também adequado - sim, estamos insistindo nesse ponto - à lógica do LinkedIn. Todo tipo de material que dialogue com o mundo dos negócios é válido: oportunidades, perspectivas, tendências, experiências, iniciativas. Trata-se de uma rede social voltada à discussão profissional, e é justamente esse o diferencial que pode ajudar sua marca a aparecer. Para se ter uma ideia, uma atualização de status no LinkedIn costuma ser vista por 20% dos apoiadores de uma marca, contra apenas 6% no Facebook. Isso também explica a importância do LinkedIn para pequenas empresas e companhias B2B.
4) Sim, faça vídeos!
Conteúdo audiovisual próprio ajuda você a se destacar no LinkedIn, mas ele não pode estar dissociado de uma visão de marketing coerente com os seus propósitos na rede. O que vale aqui principalmente é a relevância do conteúdo, mas nem por isso descuide da forma. Vídeos dinâmicos e com boas histórias são a chave para o sucesso da sua marca. O que nos leva à última dica...
5) Marketing de Conteúdo
Vender a sua marca no LinkedIn requer um trabalho de marketing menos ostensivo e mais qualificado. Afinal, se você está em uma rede criada para o networking, a última coisa que vai querer ver são os mesmos anúncios que vê em todas as outras social media por aí. É preciso pensar estrategicamente e ter uma visão de longo prazo, apresentando conteúdos que dialoguem não só com as características da rede, mas também com os anseios de seus seguidores nela. A Visia tem um time de especialistas de Marketing de Conteúdo, com soluções adequadas para as suas necessidades e o seu orçamento.
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