Integração é chave para marketing na pandemia
Alinhamento de processos reduz custos no longo prazo e aumenta vendas
O Marketing Integrado tem ganhado popularidade durante a pandemia. Com ele, agências e empresas diminuem custos aumentar a sinergia de diferentes departamentos, unificando a mensagem ao público-alvo e potencializando a conversão de leads e vendas.
Mais do que um alinhamento de processos internos, a integração une diferentes profissionais em torno de objetivos comuns, dando a todos um único senso de propósito.
O efeito para a base de consumidores é nítido. Ao lidar com marcas que trabalham com o conceito de Marketing Integrado, é perceptível a coesão da imagem que lhe é transmitida.
O engajamento também é potencializado, ainda mais quando são defendidos valores compartilhados entre cliente e empresa. Além disso, a jornada de compra e a operação de companhias imbuídas desse espírito costumam ser mais ágeis e práticas.
O motivo é simples: nelas, os processos não são fragmentados. Todos são complementares e tocam a mesma música, como numa orquestra.
A integração, no entanto, não significa fazer um downgrade nas estratégias de divulgação, pelo contrário: ela exige tecnologia e dedicação para alinhar equipes, criar canais de atendimento omnichannel e estruturar fluxos que unifiquem a base de dados.
Tudo isso representa ganhos importantes em um momento em que as empresas estão cortando custos e diminuindo recursos destinados à publicidade.
Ao fim e ao cabo, os investimentos se pagam ao longo do tempo, e podem ser vistos no competitividade das marcas e na produtividade interna dos profissionais da empresa.