Instagram lança Reels para enfrentar crescimento do TikTok

Brasil está na fase de testes da ferramenta, que deve deixar conteúdo audiovisual mais dinâmico e interativo nas redes

Instagram lança Reels para enfrentar crescimento do TikTok

Ao lado de Alemanha e França, o Brasil está na fase de testes do Reels do Instagram, anunciado pela rede social no final de junho. Com ele, será possível criar vídeos curtos, de 15 segundos, utilizando diversos recursos de edição, áudio e efeitos especiais.

Na prática, a ferramenta, que substitui o antigo ‘Cenas’, emula o TikTok, rede social chinesa que vem ganhando cada vez mais espaço no país e no mundo.

Segundo relatório da SensorTower Analytics, ela já é o terceiro aplicativo mais baixado do mundo, com 1,5 bilhão de downloads, a frente do Facebook e do próprio Instagram. Por aqui, o TikTok já fechou parcerias com diversas marcas - como Guaraná Antarctica, Corinthians e Amaro - para aumentar sua presença no mercado brasileiro.

Essa disputa entre as duas plataformas deve criar novas tendências também no mercado publicitário.

Se antes o Instagram era mais “estático”, com o Reels - e concorrência do TikTok - ele deve ficar mais “interativo”, fazendo com o que o usuário passe cada vez mais de uma atitude contemplativa para a de criador efetivo de conteúdos.

Os anúncios, como consequência, devem ficar mais dinâmicos, dialogando com as características da nova ferramenta - que, pelo que já se vê no TikTok, valoriza conteúdos bem humorados, como paródias e dublagens, e uma edição ágil com cortes rápidos.

Mas não há receita. Cada marca terá de identificar pontos da sua própria identidade que poderão ser explorados tanto no Reels como na rede social chinesa, acompanhando a evolução de ambas no país.

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