Google lança Rich Business Messaging no Brasil
Tecnologia permitirá que empresas enviem mensagens personalizadas e interativas por SMS
Chegou ao Brasil, por meio de uma parceria com a Claro, TIM, Oi e Vivo, o Google RBM - Rich Business Messaging.
Com ele, as empresas poderão enviar mensagens personalizadas, interativas e com identidade visual para celulares com sistema operacional Android, substituindo a frieza das mensagens de texto e utilizando conteúdo criativo para se aproximar dos consumidores.
O mecanismo inclui selo de verificação para evitar fraudes, auxiliando na identificação e confirmação de autenticidade da empresa remetente, e dispositivo para que os usuários não recebam spams.
O RBM funciona com o protocolo Rich Communications Services, que nada mais é do que a versão mais atualizada do SMS nos celulares Android.
As mensagens serão cobradas de acordo com o envio - e os consumidores não pagam nada. Além disso, os valores são promocionais até dezembro de 2020. A partir de janeiro do próximo ano, haverá reajuste, que irá variar conforme a operadora e sua política de preços.
As taxas de conversão em ações feitas no Brasil chegaram a ser 7.8 vezes melhores do que com o SMS comum. Para utilizar o serviço, o usuário do sistema Android só precisa ativar a funcionalidade de RCS, em ‘Configurações’.
Já as empresas poderão ter acesso automático aos serviços da plataforma por meio das atualizações do aplicativo.