Fake News podem causar dano fatal à reputação de empresas
Marketing digital deve redobrar cuidados para não associar marcas à prática por descuido
As fake news são um grande problema para a democracia, mas não só: a desinformação também é um grande obstáculo para a estratégia de marketing digital das marcas de todos os segmentos.
Um estudo da empresa de cibersegurança Kaspersky revelou que 62% dos brasileiros não conseguem reconhecer uma notícia falsa.
Na prática, isso significa que agentes mal intencionados têm facilidade em minar a reputação da concorrência e de empresas rivais. Isso exige atenção redobrada na hora de monitorar o que se diz sobre a sua marca nas redes e nas caixas de comentários de sites de e-commerce.
Além disso, as fake news operam num ambiente integrado, constituído por sites de notícias falsas e contas robotizadas que ajudam a amplificar mensagens que não são verdadeiras.
Isso exige muito cuidado na hora de planejar o investimento em marketing digital. Considerados isoladamente, números de pageviews são tentadores, mas podem estar sendo instrumentalizados por páginas mal-intencionadas associadas à prática da desinformação.
No Brasil e no mundo, o grupo Sleeping Giants tem obtido bons resultados contra isso.
A publicação de conteúdos também tem sido influenciada - só que para melhor. Hoje, o processo de validação de cada material que vai ao ar deve passar por um pente fino ainda mais rigoroso, com a checagem e rechecagem de fontes e o cruzamento de informações.
Nunca é demais lembrar o quão prejudicial pode ser associar-se direta ou indiretamente a conteúdo enganoso. Lembre-se: solidez é fundamental para qualquer reputação, e um deslize pode ser fatal para a imagem da sua empresa.
Por isso, tomar essas precauções é indispensável para evitar que a sua empresa seja vinculada por descuido às fake news, mantendo uma imagem de confiança e seriedade perante a sua base de clientes.