Dicas para aprimorar sua newsletter
Conteúdo relevante e segmentação de público são chave para evitar que envios fiquem na caixa de spam
O envio de newsletters é uma ferramenta estratégica para sua marca gerar leads - contatos que podem ser convertidos em clientes. Mas como usá-lo corretamente, sem cair nos velhos clichês associados à prática?
Muitas agências vendem as newsletters como uma solução fácil baseada no bombardeio de envios. Não caia nessa! Ninguém gosta de receber emails não solicitados, por isso parcimônia é fundamental.
Avalie a periodicidade dos disparos à partir das necessidades do seu público-alvo. Não deixe a ansiedade em obter resultados causar o efeito contrário: afastar potenciais consumidores.Trabalhe com um banco de dados inteligente, que permita segmentar o máximo possível os destinatários.
Acima de tudo, a qualidade da informação contida nelas é o que vai determinar a taxa de conversão e trazer resultados concretos. As pessoas têm pouco tempo dedicado à leitura de emails, que muitas vezes são encarados como simples spams, e por isso é preciso que elas se identifiquem com o conteúdo oferecido.
A forma também têm um papel importantíssimo. O material precisa redigido de modo a propiciar uma leitura ágil e agradável, que desperte a curiosidade e estimule o leitor a procurar mais informações sobre a sua empresa. Um time de marketing com bons copywriters certamente é um diferencial para atingir esse objetivo.
Uma newsletter eficiente pode ainda se transformar em fonte de informação para o seu cliente. Mais do que vender, ela deve informar, e para isso não pode ser vista como um fim em si mesma. Ela é, antes de tudo, um meio para fidelizar e se aproximar de quem você precisa, refletindo a persona da sua marca e se alimentando dela.