Como será o Marketing pós-pandemia?
Presença virtual, engajamento e humanização serão determinantes para sucesso das marcas

O isolamento social trazido pela pandemia de Covid-19 trouxe muitas mudanças para o dia a dia das agências, do home office a mudanças de planejamento, passando pelo protagonismo das lives como instrumento de marketing e a revisão de metas.
Mas… como ficará o Marketing pós-pandemia?
Por enquanto, a única certeza é a incerteza, mas ainda assim é possível vislumbrar algumas mudanças que devem se consolidar no médio prazo.
A qualidade do engajamento é uma delas, principalmente quando se atua com influencers. O objetivo aqui é solidificar uma imagem de confiança nas marcas que consiga sobreviver a épocas de crise - normalmente, quem anuncia em períodos recessão sai deles mais fortalecido.
Além disso, deve haver uma racionalização ainda maior dos investimentos em publicidade, mesmo com a retomada da economia. Isso não significa necessariamente gastar menos, mas sim valorizar e tornar mais eficientes o investimento que está sendo feito.
Outra tendência chave que veio para ficar no pós-Covid é a humanização das marcas. Épocas como esta reforçam laços de solidariedade e empatia, valores que que devem ser abraçados por todos que queiram construir uma reputação sólida no futuro.
A jornada virtual de compra também será cada vez mais importante para gerar vendas.
Já há uma mudança observável de comportamento que vai aos poucos tornando menos necessária a presença física na hora da compra, e que deve permanecer mesmo com o fim da pandemia.
Por isso, será imprescindível recorrer a ferramentas de inteligência de dados para identificar da maneira mais aprofundada possível as necessidades e comportamentos dos consumidores.
Ainda assim, o comércio físico também deve sofrer transformações.
Muitos consumidores estarão - consciente e inconscientemente - sob o impacto da pandemia e ninguém se sentirá realmente à vontade em ambientes com muita gente ou que pareçam não estar atentos às orientações sanitárias.
Projetar uma imagem de segurança e bem-estar será fundamental para qualquer negócio.