Como fazer um bom plano de marketing
O que ter em mente na hora de definir as ações de comunicação da sua empresa
Um bom plano de marketing não precisa ser um documento complexo nem muito extenso. O mais importante é que ele tenha ações estratégicas a serem realizadas num determinado espaço de tempo, e que a sua empresa acompanhe os resultados com lupa para fazer alterações durante a sua execução.
Para isso, comece analisando como a sua marca se insere no mercado em que atua, quais as suas características, vantagens e desvantagens em relação à concorrência e como ela pode se diferenciar dos demais. Além disso, o planejamento deve levar em conta a verba disponível.
Ao mesmo tempo, é importante entender quem são seus clientes e qual o público-alvo que você quer atingir. É neles que a divulgação dos seus produtos deve mirar.
Mas lembre-se: o consumidor final nem sempre é o público-alvo de uma estratégia bem feita de comunicação - pense, por exemplo, no mercado de brinquedos para as crianças.
Observar a concorrência é mais um passo indispensável. Saiba o que eles estão fazendo sempre e não fique para trás. Diferentes players têm narrativas diferentes sobre si mesmos, e cabe ao seu plano pensar em narrativas para disputar o mercado mostrando que você é o melhor deles.
Agora é a hora de definir seus objetivos e como realizá-los - o que fazer e como fazer. Se a sua marca precisa aumentar as vendas, a estratégia seguirá um caminho. Caso ela precise firmar uma imagem sobre si mesma no mercado, o percurso será outro.
Sempre, claro, de acordo com uma análise minuciosa das necessidades de cada caso.
Por fim, estabeleça um cronograma das ações e monitore o seu desenvolvimento. Ajustes fazem parte de qualquer estratégia. Revise-o. Faça o seu plano se adequar à realidade, e não o inverso, e não tardará para que os resultados cheguem.