Como fazer um bom plano de marketing

O que ter em mente na hora de definir as ações de comunicação da sua empresa

Como fazer um bom plano de marketing

Um bom plano de marketing não precisa ser um documento complexo nem muito extenso. O mais importante é que ele tenha ações estratégicas a serem realizadas num determinado espaço de tempo, e que a sua empresa acompanhe os resultados com lupa para fazer alterações durante a sua execução.

Para isso, comece analisando como a sua marca se insere no mercado em que atua, quais as suas características, vantagens e desvantagens em relação à concorrência e como ela pode se diferenciar dos demais. Além disso, o planejamento deve levar em conta a verba disponível.

Ao mesmo tempo, é importante entender quem são seus clientes e qual o público-alvo que você quer atingir. É neles que a divulgação dos seus produtos deve mirar.

Mas lembre-se: o consumidor final nem sempre é o público-alvo de uma estratégia bem feita de comunicação - pense, por exemplo, no mercado de brinquedos para as crianças.

Observar a concorrência é mais um passo indispensável. Saiba o que eles estão fazendo sempre e não fique para trás. Diferentes players têm narrativas diferentes sobre si mesmos, e cabe ao seu plano pensar em narrativas para disputar o mercado mostrando que você é o melhor deles.

Agora é a hora de definir seus objetivos e como realizá-los - o que fazer e como fazer. Se a sua marca precisa aumentar as vendas, a estratégia seguirá um caminho. Caso ela precise firmar uma imagem sobre si mesma no mercado, o percurso será outro.

Sempre, claro, de acordo com uma análise minuciosa das necessidades de cada caso.

Por fim, estabeleça um cronograma das ações e monitore o seu desenvolvimento. Ajustes fazem parte de qualquer estratégia. Revise-o. Faça o seu plano se adequar à realidade, e não o inverso, e não tardará para que os resultados cheguem.

Compartilhe:

Posts Relacionados