Como 2020 transformou a Black Friday?
Sim, a Black Friday ainda vai acontecer. Mas como?
Este foi um ano excepcional por muitos motivos. Da mesma forma em que os países ainda tentam entender como abrir negócios com segurança, os varejistas e as marcas precisam se adaptar às estratégias de marketing de fim de ano às últimas tendências de consumo. Sim, a Black Friday ainda vai acontecer. Mas como?
Transformação on-line
Um relatório do Google em junho declarou: “Mais de um terço dos compradores dos EUA que normalmente compram na loja para a Black Friday dizem que não o farão este ano. E metade dos compradores nos Estados Unidos da América afirma que a pandemia afetará a forma como farão compras nas festas de fim de ano.”
Muitos pontos de venda tiveram uma queda significativa de clientes nas lojas por meses. E desde 2016, as vendas on-line da Black Friday estão em alta. Portanto, não dê ouvidos às notícias que dizem que a Black Friday foi cancelada. A mudança se dá no formato, que está ficando mais on-line este ano, acelerado pela pandemia.
Vendas mais longas
Como alguns varejistas começaram as ofertas da Black Friday em outubro, podemos ver os itens à venda por um período mais longo. Quanto mais vendas eles recebem, especialmente de itens que não venderam bem durante a pandemia, mais receita eles podem gerar e mais estoque podem movimentar.
Produtos em bundles
Os produtos sob demanda (telefones celulares, sistemas de jogos etc.) podem ser fornecidos com um cartão-presente, capa ou acessório para atrair os clientes a comprarem em uma loja em vez da concorrência.
Ofertas Mobile Only
Como 61% das transações on-line da última Black Friday foram feitas em dispositivos móveis, envolver os clientes por meio de SMS ou notificações push será algo que os varejistas usarão. Faz sentido que os lojistas se conectem com os clientes dessa maneira e forneçam ofertas, negócios e, até mesmo, os lembrem do horário da Black Friday.
Os profissionais de marketing devem entender que a Black Friday 2020 será incrivelmente diferente do passado.
Devido à pandemia, muitos varejistas aumentaram sua presença on-line e podem estar mais preparados do que nunca este ano para as vendas. Essas empresas devem testar seu site para possíveis falhas, a fim de maximizar a receita gerada neste período de festas.
Fonte: Emarsys