O poder do Community Management
As marcas de sucesso despertam relações
Foi-se o tempo em que veicular no comercial da novela bastava para aumentar vendas, criar aderência com o consumidor e, por fim, torná-lo um influenciador espontâneo de uma marca.
À vista dos consumidores, também não é nenhuma vantagem competitiva ter um produto de qualidade, é obrigação. Portanto, o que fazer para saltar aos olhos do seu cliente? Como atraí-lo? Como fidelizá-lo?
Uma das apostas para 2020: relacionamento
À vista dos consumidores, também não é nenhuma vantagem competitiva ter um produto de qualidade, é obrigação. Portanto, o que fazer para saltar aos olhos do seu cliente? Como atraí-lo? Como fidelizá-lo?
O termo "experiência do usuário", muitas vezes, é associada ao ambiente digital, mas nesse caso, estamos falando em sentimento, comunicação, transformar a relação entre marca e cliente em uma experiência. Saber o que seu consumidor pensa, vê, ouve e, principalmente, sente é fundamental para que o produto ou serviço que você oferece faça sentido ao momento de vida dessas pessoas.
Uma das empresas que mais trabalha o marketing de relacionamento atualmente é o Nubank. O banco aposta em uma forte aproximação do consumidor, fazendo com que os usuários não tenho apenas uma conta do banco digital, mas sintam-se acolhidos e ouvidos pela marca. Muitas das funcionalidades que a Startup implementou nos últimos anos foram sugestões dos próprios consumidores da marca, muitas vezes em vídeos no Youtube, outras em um tweet, e até mesmo fora das redes da empresa.
Estabelecer conversas frequentes
O trabalho de Community Management é essencial para construir essas relações com a comunidade da sua marca. Com isso, é possível identificar oportunidades de comunicação, mapear ações específicas, levantar possíveis problemas na jornada de compra do consumidor e agir rapidamente para saná-los, gerar insights para campanhas de vendas ou de reconhecimento de marca, etc.
Clientes fiéis podem virar Brand Lovers
Através de conversas e monitoramento das redes sociais de Amélia, marca da Vigor Alimentos, que fornece insumos para confeitaria e panificação, percebemos o quão querido era o Chanty Mix, um dos carros chefes da companhia. Notamos que algumas confeiteiras eram verdadeiras advogadas da marca, sem receber nada em troca.
Estabelecemos diversas conversas que nos levaram a executar uma série de vídeos com dicas e tutoriais de como utilizar os produtos da marca. Além de transformar algumas clientes fiéis da marca em verdadeiras influenciadoras.
Começamos a conversa no ambiente digital, mas com certeza levamos a relação além da tela do celular. Recebemos centenas de mensagens diariamente, até utilizamos algumas delas para incrementar o conteúdo do Instagram, algo genuíno, real.