Atitude inovadora é chave para se adaptar às mudanças do mercado
Pesquisa da Salesforce mostra que 88% dos CMO’s estão liderando ações para aprimorar experiência dos consumidores
Cada vez mais, os executivos de marketing estão na dianteira quando se trata de inovar na experiência e no engajamento em tempo real dos consumidores.
Segundo o relatório State of Marketing, divulgado em maio pela Salesforce, 88% dos CMO’s (Chief Marketing Officers) brasileiros disseram estar liderando as iniciativas de experiência do cliente em suas empresas, quase o dobro do índice de 2018, que foi de 48%.
"Ainda não sabemos como serão os consumidores que emergirão da crise, mas já é claro o imperativo digital em todos os processos das marcas", afirmou Daniel Hoe, diretor de marketing da Salesforce América Latina, ao Meio&Mensagem.
A inovação deixou de ser uma conquista realizada por etapas para se transformar em uma atitude permanente em relação ao negócio. Trata-se de um mindset próprio, necessário para acompanhar a evolução dinâmica e acelerada das mudanças no mercado.
Não poderia ser diferente. A experiência de compra exige transformações constantes, sendo considerada a prioridade para 84% dos consumidores ouvidos em um estudo relacionado feito pela empresa. Para essa maioria, ela é tão importante quanto os produtos e serviços vendidos.
Inovar é a chave para atender essas expectativas
Essa mudança também reflete a adoção cada vez mais ampla de ferramentas de inteligência artificial, que têm um impacto cada vez mais imediato nos processos de venda. De acordo com o levantamento, 44% dos profissionais de marketing consultados usam esse tipo de recurso.
Em decorrência dessa nova visão, os CMO’s também estão cada vez mais próximos dos departamentos de TI das empresas: 72% deles afirmaram estar alinhados com as áreas de tecnologia. Ainda assim, há espaço para melhorias na integração entre essas duas especialidades.
"A crescente adoção de tecnologias como a Inteligência Artificial, que em 2021 deve reportar um aumento de 206%, se comparado a 2018, é um exemplo de como os líderes do setor já estão se preparando", disse Hoe.