Calculadora de concreto Engemix

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A Votorantim Cimentos, através da Engemix, chegou até nós com uma grande oportunidade de entender ainda mais a forma de consumo dos seus clientes. A proposta era identificar um contratempo que estava ocorrendo com as vendas de um novo serviço: a disponibilização de concreto usinado para clientes de pequeno porte.

De início, pensamos ser um impedimento nas campanhas de mídia, mas, após um estudo do caso, descobrimos ser algo um pouco diferente.

O concreto usinado, aquele que vem no caminhão betoneira, não é comumente usado para pequenas obras, como as de residência, por conta da relação custo/volume. É muito mais comum vermos o concreto, seja para uma reforma ou uma casa de pequeno porte, ser feito daquela forma convencional onde o profissional da obra produz o concreto na formulação com água, areia, cimento, brita e algum aditivo - quando necessário.

A Votorantim Cimentos, através da Engemix, começou a oferecer o concreto para clientes de pequeno porte, ou seja, pessoas comuns ou pequenos empreiteiros que possuem projetos menores. Logo no início desse serviço, houve uma dificuldade em converter a campanha em vendas. A Visia entrou nesse projeto, a princípio, com uma solução de mídia, ajudando as pessoas a entenderem que esse serviço estava disponível ao público.

Durante o briefing, montamos um planejamento com uma auditoria onde conversamos com clientes reais e entendemos como as compras estavam sendo feitas. Fizemos uma pesquisa qualitativa com alguns compradores e vendedores para entender os problemas dentro da negociação. Por último, tentamos comprar concreto tanto na Engemix, quanto na concorrência, para entender qual era o gap entre eles.

Ao final da apuração, identificamos que o problema não estava no entendimento das pessoas sobre o serviço, mas no modo como dados eram solicitados aos consumidores ao fazer a compra. Tal questionário, feito por parte dos vendedores, solicitava informações pouco conhecidas por esse tipo de público, como o traço e volume do concreto solicitado, difíceis de serem calculados por pessoas que não estão familiarizadas com o meio e os termos da construção civil.

Após a identificação desse problema, a Visia foi capaz de agir e trazer duas soluções de grande valor. Uma delas foi a estratégia de capacitação para vendedores, onde fizemos um playbook de vendas consultivas para concreto, que funcionava como um guia com todas as diretrizes de como o vendedor deveria agir e quais dados deveriam solicitar ao cliente, incentivando também, trabalhar em conjunto com o profissional da obra, montando a melhor narrativa no atendimento para não perder a venda.

Outra solução foi o desenvolvimento da Calculadora de Concreto, uma ferramenta online, presente no site da Engemix, onde o cliente coloca os dados da obra de forma simples e rápida, decide a parte da estrutura que ele quer calcular e converte tudo em metros cúbicos. Depois da conversão, a calculadora oferece a opção para o cliente conversar com o vendedor e finalizar a negociação.

Essa ação clareou completamente as dúvidas dos consumidores e aumentou de forma significativa as vendas do concreto para esse público, resultando em um orçamento de mídia 4x maior do que o anterior.

Através desse case, fomos capazes de aprimorar ainda mais a nossa capacidade de identificação de problemas, análise de soluções e pesquisa, causando um ótimo impacto com a forma como trabalhamos a nossa visão olho no olho, sempre colocando as necessidades do cliente e dos consumidores em primeiro lugar.

Vamos nos ver?

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