WhatsApp está presente na jornada de compra de 83% dos brasileiros

Dado aproxima país do modelo asiático de e-commerce, segundo levantamento da Accenture

WhatsApp está presente na jornada de compra de 83% dos brasileiros

Uma pesquisa realizada pela Accenture em parceria com o Facebook revelou que o WhatsApp está presente na jornada de consumo de 83% dos consumidores brasileiros. O estudo, divulgado pelo Meio & Mensagem, identificou mais de 30 categorias de produtos e serviços comprados com a ajuda do aplicativo.

Segundo a pesquisa, 64% dos consumidores dizem que os comércios locais ou de pequeno porte são os mais utilizados para compras no app, enquanto 73% afirmam que utilizam a ferramenta para consumir de pequenos negócios de roupas, produtos de beleza e alimentos frescos/perecíveis.

O levantamento também mostra que uma atitude flexível é fundamental para que o WhatsApp possa ser integrado à jornada de compra. Para 56% dos entrevistados, o contato com o vendedor ou a loja após a compra é a etapa mais importante do processo.

Isso garante ao consumidor segurança na aquisição e aumenta a confiança dele na empresa, já que a ferramenta permite esclarecer dúvidas, negociar preços e condições de pagamento e consultar prazos de entrega.

“Quando olhamos para os mercados norte-americano e europeu, o e-commerce tem peso mais relevante e o consumidor médio utiliza o celular para comprar no app ou pelo site. Já o mercado asiático tem esse histórico de se comunicar por mensagem e, visto que o Brasil adotou tão fortemente o WhatsApp, pode ser e-commerce não chegue a essa penetração que chegou nos EUA e Europa”, afirmou Costanza Gallo, líder de consultoria e estratégia em varejo da Accenture América Latina.

Na América Latina, onde a pesquisa também foi aplicada, somente o Chile se iguala ao Brasil, também com 83% dos consumidores utilizando o WhatsApp como ferramenta de compras. Na sequência aparecem Peru (77%), Colômbia (74%), Argentina (71%) e México (53%).

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