Marketing digital x Growth Marketing: entenda a diferença

Compreender esses conceitos é essencial para elaborar estratégias de marketing com foco em crescimento acelerado, experimentação e retenção de clientes.

Marketing digital x Growth Marketing: entenda a diferença

Não é nenhuma novidade que o mundo do marketing está em constante evolução. Com tantos conceitos surgindo, é cada vez mais difícil encontrar as diferenças entre “este” e “aquele” termo. Por isso, vamos te explicar, quase que em uma conversa olho no olho, sobre dois assuntos que estão dando o que falar no mercado de comunicação durante o último ano: o que é “growth marketing”? E por que ele é diferente de “marketing digital”?

Como o próprio nome já diz, growth marketing visa o crescimento mais ágil e acelerado de uma marca/empresa. Mas, não só. O objetivo dele é o crescimento sustentável, aquele que supre as necessidades atuais de um negócio, mas cria soluções e ações com foco no futuro.

Esse termo é uma evolução do já conhecido “growth hacking”, utilizado em startups e no marketing, que visa o crescimento do negócio por meio de estratégias focadas em experiência do usuário. A conversão através desse modelo acontece e é rápida, já que a satisfação no momento da compra é tão importante para os consumidores, que 51,2% deles até pagariam mais caro por um produto devido à experiência, segundo pesquisa feita pelo Reclame Aqui em 2020.

Enquanto o “growth hacking” objetiva a conversão e o crescimento acelerados, o “growth marketing” é muito mais amplo e trabalha análises de métricas em todas as etapas do funil de vendas. Ambos utilizam estratégias digitais para terem sucesso, mas esses conceitos vão muito além daquilo que conhecemos como “marketing digital”. Continue a leitura para entender essa diferença. A partir de agora, nesse texto, vamos te explicar o que difere “growth marketing” de “marketing digital”. Vamos entender juntos? Prepare a concentração.

Growth Marketing x Marketing Digital

O marketing digital, de forma bem simples e direta, é um conjunto de táticas e estratégias de marketing que são aplicadas digitalmente. Muitas delas você já utiliza no seu dia a dia, como estratégias de SEO e de marketing de conteúdo, , pay-per-click, e-mail marketing, entre tantos outros. Sendo assim, podemos dizer que: “marketing digital” é um termo guarda-chuva que engloba ações de marketing online ou em uma plataforma digital.

O growth marketing, por sua vez, funciona mais como uma “mentalidade de ação” com a criação de ideias criativas para a estratégia. Ele é uma forma de marketing projetada para crescer sustentavelmente e estrategicamente uma empresa. Digamos que é possível ter marketing digital sem growth, mas nunca o contrário, pois o marketing de crescimento também está dentro do guarda-chuva que falamos anteriormente.

Enquanto o marketing digital tem como objetivo principal a análise de métricas sobre awareness e vendas, o marketing de crescimento, além de também analisar esses números, tem como propósito a retenção de clientes usando todas as etapas do funil com estratégias de baixo custo.

Sem medo de experimentar

Um exemplo ótimo de growth marketing é a Uber. Pessoas comuns passaram a ser motoristas e a utilizar os seus próprios veículos para levar outros usuários aos seus destinos, criando um ótimo marketing boca a boca. Além disso, durante o lançamento do app, os usuários foram motivados a convidar amigos e a ganharem créditos na plataforma por isso.

Percebe como o marketing de crescimento cria defensores da marca e trabalha a ideia de fidelização? Trata-se de um conceito que usa as estratégias de marketing digital, como campanha em redes sociais, mas, ao mesmo tempo, busca ouvir a experiência do cliente e entender os principais gargalos do seu público. Enquanto o marketing tradicional é centrado na empresa, growth é centrado no consumidor. Tudo isso com grandes esforços em experimentação.

Para o growth, é importante estar disposto a experimentar ideias criativas, sem medo de realizar testes para impulsionar o crescimento, sempre atuando em cima de hipóteses e dados científicos, mesmo já sendo uma marca ou um produto bastante consolidado no mercado. Por isso, o teste A/B é crucial para o sucesso do marketing de crescimento, permitindo a análise para os melhores resultados.

Marketing estratégico: a união de metodologias

Embora as diferenças entre marketing digital e growth sejam mínimas, é interessante compreender como esses termos conversam entre si, podendo ser usados de forma inteligente em uma estratégia focada em alavancar o crescimento e reter clientes com foco na experiência do usuário.

É impossível dizer que um é melhor que o outro, afinal, eles se complementam. Juntos, esses conceitos conseguem gerar a inovação necessária para o seu negócio, otimizando os resultados. Lembre-se: não existe nenhum milagre que garanta o alcance de metas, mas sim o trabalho estratégico em busca de encontrar melhores soluções, com erros e acertos.

Esperamos que você tenha absorvido dicas importantes até aqui. Se você está buscando beber mais dessa água de crescimento através do marketing,

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