3 métodos para a construção de buyer persona

Veja como criar conteúdo com base no cliente ideal

3 métodos para a construção de buyer persona

No universo da comunicação digital, o público­ alvo é identificado por personas – personagens fictícios que representam o cliente ideal do seu serviço. A persona é criada a partir de características em comum pré-definidas a partir de uma pesquisa aprofundada que acaba auxiliando a sua empresa a entender quem é o público e quais são os desejos e necessidades dele. Quer saber como criar a persona ideal para o seu segmento? Continue lendo o nosso artigo.

Em um mundo em que o compartilhamento de informações via internet é cada vez mais dinâmico e, consequentemente, o espaço mais concorrido, a atenção do usuário é disputada com unhas e dentes pelas empresas e suas agências de comunicação. Por isso, ambas precisam se reinventar a cada dia na internet para poder atrair a atenção de usuários e, nisso, a utilização de personas pode ser uma grande aliada.

Como e por que construir buyer personas?

Não existe uma receita mágica de bolo, tudo acontece na base da tentativa, erro e aprendizado, pois as pessoas e as marcas estão sempre em constante mudança. Mas, para entender quem é o seu público e como chegar até ele, é importante utilizar profundidade. Se ele é jovem, provavelmente, pode estar no Twitter, que é uma rede social dinâmica. Se está inserido no cenário de negócios, provavelmente, está no Linkedin, que é uma rede social voltada especialmente para a troca de conteúdo especializado, informações profissionais e networking. Se o seu público gosta de viajar, de moda, de gastronomia, de fotografia ou estilo de vida fitness, é possível que esteja no Instagram, que é uma rede direcionada para a divulgação de imagens em tempo real, além de vídeos com tutoriais curtos.

Para entender o seu público, no entanto, é preciso mais do que saber em qual canal ele está mais presente e quantas horas ele passa por lá. O ideal é entender quem ele é, quais lugares ele gosta de frequentar além do mundo digital, quais são os seus sonhos e aspirações, o que consome e quais são os seus principais interesses e hobbies a fim de oferecer aquilo que realmente faz sentido para ele.

Para isso, uma pesquisa aprofundada é o primeiro passo para elaborar uma persona ideal que representará a maior parte do seu público e com quem o seu conteúdo conversa. Entretanto, ela não é desenhada a partir da imaginação, e sim, através de uma base sólida, com uma pesquisa aprofundada do público e fatos para que ela seja uma representação fiel do seu público-alvo.

3 métodos para construir uma buyer persona

Uma persona é baseada em algumas características comuns de clientes reais, tais como comportamento, desafios, dados demográficos, entre outras informações adquiridas através de pesquisas sobre o público. Além disso, existem dois tipos de construção de personas que são mais comumente utilizadas no marketing digital. São elas: a buyer persona e a brand persona.

Enquanto a primeira vai definir o seu público alvo e cliente ideal, a segunda é a “cara” do seu negócio e é quem irá representá-lo diante deste público, criando uma ponte mais humanizada entre eles. É essa persona que vai definir a identidade e vai ditar a forma como a sua marca se comunicará e se posicionará no mercado onde ele está inserido. Para isso, a sua empresa precisa entender as peculiaridades de cada grupo e proporcionar para elas algum assunto relevante, introduzindo o seu produto ou serviço da forma menos invasiva possível por meio do Content Marketing. Confira abaixo três métodos para criar a sua buyer persona:

- Ferramentas de automação: existem diversas ferramentas que auxiliam nesse processo de desenvolvimento de personas. Entre elas, estão o Make my Persona do Hubspot, a ferramenta Maikon e o Gerador de Personas da Rock Content. Essa metodologia, no entanto, não é a mais adequada para se aprofundar e pode não trazer as informações qualificadas que as empresas precisam para se conectar com o seu público.

- Pesquisas qualitativas: para identificar as principais características da sua buyer persona, o ideal é se aprofundar no dia a dia do cliente para identificar as suas particularidades, preferências, entre outras informações que auxiliarão na construção deste perfil. Para isso, é possível selecionar uma base de clientes da sua marca ou de perfis de clientes que possam se interessar pelo seu produto ou serviço e realizar entrevistas em profundidade por telefone ou pessoalmente.

- Cliente ideal: esse tipo de construção de persona já é bastante disseminado em empresas que aplicam metodologias como UX. A ideia aqui é selecionar o seu cliente ideal e retratar as suas características, criando uma persona fiel e real.

Para estar em primeiro lugar na mente das pessoas e para mantê-las interessadas é preciso marcar presença onde o público está, para assim, sanar as suas principais necessidades, seja de informação ou serviço, e resolver o seu problema de maneira eficaz. Mas é preciso ficar claro que isso não significa que a sua empresa precise estar em todos os canais e redes sociais, mas apenas naquelas que possam trazer o retorno para o objetivo desejado, seja ele de alcance ou de engajamento. Essa estratégia vai mudar de acordo com o público e com o canal, por isso, é tão importante um planejamento estratégico bem definido com uma persona que faça sentido para o seu nicho de negócio.

Quer saber como desenvolver a persona perfeita para o seu segmento?

Compartilhe:

Posts Relacionados