TikTok: oportunidade para marcas engajarem millenials

Aproximadamente 66% dos usuários da plataforma têm menos de 30 anos, segundo o site The Next Web.

TikTok: oportunidade para marcas engajarem millenials

Antes um concorrente desconhecido e distante do Instagram, hoje o TikTok é um player com presença massiva no Brasil, e já é a quarta rede social mais popular do planeta, com mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses.

Disponível em 150 países e 75 idiomas, o app chegou ao país em meados de 2019, onde já tem mais de 7 milhões de cadastrados, segundo a consultoria ComScore. Ela também já é o terceiro aplicativo mais baixado do mundo, com 1,5 bilhão de downloads, a frente do Facebook e do Instagram - seu maior rival.

A ascensão rápida da plataforma no país pode ser explicada pelas suas características: facilidade de uso e de edição, estímulo à criatividade individual e a conteúdos divertidos e positivos.

Elas dialogam com o perfil ativo dos usuários do Brasil nas redes sociais: somos o segundo país que mais as acessa, com uma média de 225 minutos nelas por dia, atrás apenas das Filipinas.

O público da plataforma é composto majoritariamente por millenials e usuários da Geração Z. Aproximadamente 66% dos usuários da plataforma têm menos de 30 anos, segundo o site The Next Web.

Interativo, o TikTok tira o usuário de uma postura contemplativa e o torna um criador de conteúdo efetivo - uma espécie de cineasta autossuficiente.

Isso reforça o apelo do aplicativo junto a marcas que buscam alcançar um público mais jovem e mais propenso a se engajar com os conteúdos, com opções segmentadas de publicidade e anúncios mais dinâmicos.

Se depender dos números da ByteDance, empresa chinesa que é dona do aplicativo, a criação de conteúdos de marketing para o Tik Tok será promissora. Hoje, a companhia já é avaliada em mais de US$ 100 bilhões, segundo a Bloomberg.

“Nossas equipes têm focado no constante lançamento de novos recursos, sempre divertidos e emocionantes, que refletem as necessidades dos usuários”, disse o Community Manager do app no Brasil, Rodrigo Barbosa, ao UOL.

A presença de marcas como Nestlé, Guaraná Antártica e Havaianas leva a crer que o hype em torno do aplicativo não é passageiro, como aconteceu com o Snapchat, por exemplo. Acompanhar essa evolução será determinante para que as marcas avaliem a melhor maneira de atuar na plataforma.

Uma coisa, porém, já é certa: o TikTok veio para ficar.

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