Repensando o marketing para a construção civil

Grandes marcas e pequenos varejistas podem encontrar oportunidades para melhorar vendas na pandemia

Repensando o marketing para a construção civil

Conhecer bem a área em que se atua é fundamental para que os planos da sua marca ou empresa saiam do papel com eficiência e tenham resultado, ainda mais em um momento de grandes transformações como o que estamos vivendo. A construção civil é um desses mercados.

As obras do setor em andamento não foram interrompidas, mas 77% das incorporadoras voltadas ao segmento de médio e alto padrão preveem redução de até 40% nas vendas em 2020, segundo a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias).

Uma maneira de driblar esses obstáculos, por exemplo, é investir no Marketing de Conteúdo como ferramenta para aumentar a clientela e fechar novos negócios. É o que a VISIA faz para a Votorantim com o Mapa da Obra, portal de conteúdo de construção civil.

Com ele, a gigante de materiais de construção dissemina conteúdo de qualidade sobre o setor, fidelizando clientes e aumentando a geração de leads - tudo isso sem falar diretamente sobre si própria, e oferecendo informações relevantes aos seus consumidores.

Pequenos comerciantes

No varejo, a situação também está mudando. Dados da ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) mostram que, em março, o setor teve uma queda de 40% nas vendas.

Isso não significa porém, que não haja espaço para as empresas de menor porte: reformas básicas e pequenos reparos estão em alta, o que é uma oportunidade para as 127 mil lojas do ramo. a maior parte delas pequenas, com até quatro funcionários - e ainda resistentes à utilização de plataformas online para realizarem seus negócios.

Nesse cenário, é muito importante diversificar a oferta de produtos. Se a sua empresa não está conseguindo vender a mesma quantidade de cimento que há três meses, por exemplo, você poderá apostar em lâmpadas, torneiras e canos. Analise seu estoque e busque vender a preços promocionais aqueles materiais que tendem a ficar encalhados na quarentena.

Além disso, é hora de investir no delivery e dar mais atenção às redes sociais, tanto Facebook e Instagram quanto WhatsApp. O segredo aqui é se aproximar e mostrar-se parceiro do seu cliente: nestes tempos, todos compartilhamos as mesmas incertezas e inseguranças, e por isso um atendimento atencioso fará toda a diferença.

o mesmo tempo, é preciso passar segurança aos clientes que vão às lojas físicas. Cuide dos seus funcionários, disponibilizando máscaras e álcool gel, inclusive para os clientes. Lembre-se: o mínimo que os consumidores esperam é uma marca preocupada com a saúde pública em tempos de Covid-19.

"O varejo costuma considerar investimento em marketing um custo, e essa conscientização é um desafio", afirma Aline Fernandes, Head de Conteúdo da VISIA. "Mas o nosso marketing pode ajudar diferentes perfis de marcas e empresas a fechar vendas e novos negócios, com a criação de soluções e a implementação de estratégias adequadas ao perfil de cada uma delas", diz.

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