Planejamento de marketing deve incluir podcasts o quanto antes

Crescimento acelerado do formato mostra oportunidades promissores para marcas e empresas

Planejamento de marketing deve incluir podcasts o quanto antes

Os podcasts estão crescendo de maneira acelerada no Brasil. Desde janeiro de 2018, a audiência do formato no Spotify no Brasil cresce em média 21% por mês, enquanto a versão nacional do Deezer mostra que a modalidade teve um salto de 177% em entre outubro de 2018 e o mesmo mês de 2019, segundo o Meio & Mercado.

No período, também surgiram diversas produtoras de podcasts voltadas especificamente à atendimento das demandas do mercado publicitário, e grandes meios de comunicação como Folha, UOL, Globo e Estadão passaram a apostar no formato para fidelizar a audiência.

Nada disso seria possível, porém, sem o espaço que as plataformas de áudio vêm dando ao produto, com um portfólio de produções próprias cada vez maior.

O streaming de música totalizou 358 milhões de assinantes no mundo em 2019, uma alta de 23% na comparação com o ano anterior. O Spotify lidera o setor, com 35% de participação no número de usuários, seguido pela Apple Music (19%) e pela Amazon Music (15%). Os dados são de levantamento divulgado em abril pela Counterpoint Research.

Ao mesmo tempo, a pandemia está operando uma transformação silenciosa no comportamento de consumo que já se reflete nesse mercado. Um levantamento do Deezer mostra que o número de produtoras de podcasts inscritos na plataforma cresceu 62% entre janeiro e maio deste ano, quando comparado ao último semestre de 2019.

Outra boa notícia é que o engajamento do brasileiro com o formato é forte, em sintonia com os indicadores que mostram o país na dianteira em termos de tempo de uso das redes sociais. Por aqui, 25% dos usuários tende a consumir mais de uma hora de programas em áudio por dia.

Os podcasts prendem a atenção dos ouvintes por períodos longos de tempo. Para as agências, o grande atrativo é explorar esse potencial com ações de marketing que promovam conteúdos relevantes, seja por meio de produções inovadoras ou posicionando as marcas em programas alinhados à estratégia de branding das marcas.

"Para as marcas, o uso de podcast é uma oportunidade de contar suas histórias e se aproximar do público, levando conhecimento e conteúdo de qualidade", diz Aline Mariane, Head de Conteúdo da Visia. "A importância do formato cresce a partir do momento em que a gente consegue criar essa conexão", explica.

As oportunidades são promissoras. Mais de 50 milhões dos 120 milhões de internautas brasileiros, o equivalente a 40% do total, já escutaram um programa de áudio nas plataformas online, segundo uma pesquisa divulgada pelo Ibope em maio de 2019. Por isso, agregar o formato ao planejamento de marketing não é mais uma questão de "se", mas de "quando".

Se depender da Visia, o quanto antes.

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