O podcast como ferramenta de Marketing de Conteúdo

Audiência fiel do formato é ativo a ser explorado por marcas na hora de anunciar

O podcast como ferramenta de Marketing de Conteúdo

Uma das principais características dos podcasts é que eles têm uma audiência cativa e fiel. Isso permite que as marcas que apostem no formato contem suas histórias para um público que valoriza o meio e, por tabela, dá mais atenção às empresas que nele anunciam - mantendo um engajamento maior com a sua marca.

Inserções regulares em um determinado podcast mantém os ouvintes antenados no que você tem a dizer. Mas não basta apenas repetir o mesmo material: é preciso criar peças personalizadas, que dialoguem com cada um dos episódios e acrescentem algo a eles.

Para que isso funcione, é importante pesquisar quais podcasts estão alinhados com os valores da sua empresa. Só que não adianta encarar o meio como uma espécie de rádio online e alocar verbas pensando em ter um retorno imediato nas vendas.

Mais do que fazer os consumidores lembrarem de você, os podcasts fazem parte da identidade da audiência - e é esse característica que deve ser explorada como parte de um trabalho de branding longo prazo.

Esse mercado ainda não está saturado, o que significa que estamos em um bom momento para buscar parcerias com aquele podcast que tem a cara da sua empresa e articular a criação conjunta de branded content.

Outra opção para aqueles com um pouco mais de dinheiro em caixa é criar um podcast próprio para oferecer conteúdo relevante a partir da persona da sua marca.

Imagine que você é dono de uma livraria. Você pode patrocinar ou anunciar em um podcast de história, ou criar o seu próprio programa para falar de literatura brasileira, por exemplo. Está vendendo materiais de escritório? Uma boa pedida é investir em um podcast sobre cultura corporativa.

E, claro, esqueça aquela ideia de propaganda explícita e repetitiva.

Pelo contrário: o segredo do bom Marketing de Conteúdo é deixar que a qualidade das suas histórias fale por você, mostrando como a sua marca é capaz de agregar informações e valores à audiência e criando uma relação sólida com ela no decorrer do tempo.

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