O PIX chegou. E agora?

O sistema trará maior facilidade e agilidade nas transações

O PIX chegou. E agora?

O PIX é o novo meio de pagamento lançado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) no último dia 16 de novembro. O novo meio de pagamento instantâneo é gratuito e ficará disponível 24h por dia, 7 dias por semana. Desde o dia 5 de outubro as pessoas e as empresas já podem se cadastrar para utilizar esse sistema, que pode funcionar tanto através de uma chave PIX cadastrada na instituição financeira e por meio de um QR Code que pode ser gerado por pessoa física ou jurídica. Carol Sandler, criadora do Finanças Femininas e que recentemente se tornou sócia da Ella's Investimentos, contou para a gente que apesar de não ser gratuito para pessoas jurídicas, apenas para pessoas físicas e MEIs, haverá uma redução no valor das tarifas e até isenção, dependendo do caso.

Ainda de acordo com ela, o público está sendo bem receptivo ao PIX e existe uma corrida para o cadastro das chaves e, com ele, ao invés de fazer um DOC ou TED, a pessoa consegue enviar o dinheiro de uma conta para outra instantaneamente de maneira gratuita para pessoas físicas. “Na verdade, os bancos não ganham nada com isso, pelo contrário, eles perdem as tarifas, mas ao mesmo tempo se ganha em competitividade, pois eles estão trazendo novos clientes para a base deles”, ressalta.

Checklist

  • - O PIX é o novo meio de pagamentos lançado pelo Banco Central no dia 16 de novembro.
  • - O novo meio de pagamento instantâneo é gratuito e ficará disponível 24h por dia, 7 dias por semana.
  • - O sistema possibilitará maior agilidade e segurança nas transações bancárias.
  • - Pode ser utilizado tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, independentemente da instituição financeira.
  • - O serviço é gratuito para pessoa física e apresenta redução no valor das tarifas no caso de pessoa jurídica.

Falando com relação ao uso do QR Code, é completamente viável emitir um código na hora da venda que trará mais opções para as empresas e também uma alternativa a mais de escolha para consumidores realizarem seus pagamentos. Outro ponto importante a se destacar, é que pelo fato de ser instantâneo, uma empresa que demoraria dias para receber um dinheiro vai receber instantaneamente. Com relação às vantagens para pessoa jurídica, ela ressalta ainda que podem variar de banco para banco e que serão definidas de acordo com cada instituição financeira.

O sistema trará maior facilidade e agilidade nas transações, porém, não isenta os cuidados necessários com a segurança e a proteção de dados: “É importante tomar alguns cuidados, como não informar dados ou telefones por e-mail com o objetivo de manter o sigilo com relação às suas contas bancárias”, orienta. “Além disso, esse novo sistema promoverá uma concorrência saudável entre as instituições para oferecer as melhores tarifas”, ressalta.

Compartilhe:

Posts Relacionados