Novos tempos e as tendências para o home office

Conheça os cinco pilares que fizeram a VISIA manter a qualidade da entrega e conquistar novos clientes em plena pandemia

Novos tempos e as tendências para o home office

Adaptar a rotina de trabalho aos novos tempos tem sido um desafio para muitas empresas. O home office é, hoje, a principal resposta ao distanciamento social, e sua adoção tende a aumentar: 1 em cada 5 ocupações no Brasil pode aderir à modalidade, segundo uma pesquisa do Ipea, alcançando mais de 20 milhões de pessoas em todo o país.

O trabalho remoto traz, porém, seus próprios obstáculos à cultura e à organização interna de cada uma das companhias que o adotam. Como lidar com isso?

A experiência da Visia mostra que os problemas podem ser trabalhados a partir de cinco pilares que se relacionam entre si: agilidade, confiança, flexibilidade, qualidade e comunicação.

"Nós implementamos as mudanças de forma rápida e flexível, sem fórmulas engessadas, já que não tínhamos uma dimensão da estrutura necessária e da duração da pandemia nem o tempo que isso teria duração", conta Pery Barbosa, COO e um dos fundadores da Visia.

"Os ajustes foram feitos com o passar do tempo, otimizando o uso de ferramentas que já estavam disponíveis, sem grandes investimentos em tecnologia, mas sem abrir mão de todo o suporte necessário aos profissionais da agência, que receberam cadeiras, notebooks, tablets e webcams para trabalhar de casa. Criamos as condições para deixar o trabalho à distância mais ágil e menos burocrático", diz Pery.

A estratégia garantiu a segurança dos fluxos de trabalho, além de reforçar a confiança entre os profissionais. "A confiança parte muito disso: de saber que o profissional vai desempenhar com a qualidade de sempre, esteja em casa, na agência ou no cliente. Ele sempre vai entregar, como está entregando, e é por isso que estamos conquistando novas contas em plena pandemia", afirma Rodrigo Zani, Tráfego da Visia.

A fluidez desses processos à distância só é possível com uma boa comunicação interna. Daily meetings rápidos, um sistema integrado de gerenciamento de tarefas e ações periódicas de endomarketing são fundamentais para isso, garantindo a rapidez dos fluxos de informação. "É a forma mais ágil e clara de manter o alinhamento entre todos os profissionais da agência", explica Zani.

"O segredo para qualquer adaptação rápida é facilitar a integração dos colaboradores para as atividades diárias com as já usadas no dia a dia da agência", diz Pery. "Com muita garra e união, estamos aprimorando ainda mais nossa cultura de trabalho e recebendo muitos feedbacks positivos dos nossos clientes".

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