Marketing Integrado

Marketing Integrado

Isoladamente, as árvores no meio do trajeto ajudam a nos localizar, mas é só quando conseguimos ver a floresta como um todo que temos certeza de que estamos no caminho certo. Esse é também o princípio do Marketing Integrado, um conceito que propõe uma atuação multidimensional para fidelizar o consumidor em meio à fragmentação das mídias, unificando a mensagem de branding para divulgar com mais eficiência a sua marca.

No Brasil, essa visão de negócio está crescendo rapidamente.

Atualmente, 75% dos profissionais de marketing que atuam em anunciantes, 84% daqueles que trabalham em agências e 84% dos que estão em empresas de mídia diz que suas companhias têm recorrido cada vez mais à implementação de ações de Marketing Integrado, de acordo com um estudo da Kantar divulgado pelo Meio e Mensagem.

No dia a dia, um trabalho de marketing integrado bem sucedido requer planejamento e, principalmente, sinergia. Veja algumas dicas para aplicá-lo na sua empresa:

1) Uma mensagem, diversas formas

O seu target é composto de públicos-alvo distintos e cada um deles deve receber a mesma mensagem. Isso, porém, não significa que a mensagem deve ter a mesma forma: para uma divulgação mais eficiente, você pode - e deve! - despertar emoções diferentes em audiências diferentes.

2) Parcerias

A cooperação é fundamental para que toda a execução do planejamento de marketing integrado flua bem, tanto dentro da empresa como no relacionamento com a agência.

3) Utilize muitos dados

Um fluxo de trabalho azeitado é só o primeiro passo para utilizar a maior quantidade de informação possível na elaboração das ações, ao mesmo tempo em que é imprescindível mensurar objetivamente o desempenho das ações realizadas.

4) Direcione sua campanha para o público interno

Crie uma cultura onde os profissionais da sua empresa se apropriem da marca e inclua-os como público-alvo para que eles abracem a mensagem e ajudem a divulgá-la. Lembre-se: os colaboradores são potenciais correias de transmissão da sua marca. Isso também ajudará na coesão da equipe para que o trabalho seja realizado de maneira fluída.

5) Atenção aos detalhes

Uma boa programação de marketing integrado costuma reunir uma grande variedade de conteúdos em grandes intervalos de tempo, o que pode fazer com que a qualidade dos materiais “perca a mão” ao longo do tempo. Não é porque estamos falando de um processo macro que vamos esquecer do micro, certo? Uma visão minuciosa de todo o processo irá manter o nível e a relevância das suas ações sem deixar a peteca cair.

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