Marketing de influência: aonde você pode chegar com o digital influencer

Estratégia bastante utilizada pelas marcas pode ser eficiente se realizada da forma correta

Marketing de influência: aonde você pode chegar com o digital influencer

O marketing de influência tem sido uma das estratégias mais utilizadas pelas marcas, principalmente, no âmbito digital. O processo convencional é realizar uma análise dos digitais influencers que tem fit com a cultura da sua marca e convidá-los para experimentar e desenvolver conteúdos sobre os seus produtos ou serviços para os seguidores. A estratégia tem sido eficiente por uma razão bastante significativa: os digitais influencers falam diretamente com o público-alvo da marca e devido a sua credibilidade, seus seguidores tendem a experimentar e confiar nas suas indicações.

E como vivenciar uma estratégia assertiva com marketing de influência?

O primeiro passo é entender o papel do influenciador: ele deve "emprestar" a sua imagem e relevância que tem com a sua audiência para uma marca. Essa credibilidade com o público/consumidor é o aspecto mais importante para o influenciador. Com isso, ele gera mais visibilidade e relevância para a marca por meio de conteúdos de qualidade publicados periodicamente nas redes sociais.

Na VISIA, nós vivenciamos projetos bem importantes nesta área. Um deles, com a influenciadora escolhida para a Votorantim Cimentos, em 2017, a Paloma Cipriano. Na época, com 23 anos, era uma universitária com recursos limitados que resolveu reformar a sua casa por conta própria e para registrar os avanços, criou um canal no YouTube ao maior estilo "Faça Você Mesmo", em que ela criava tutoriais para quem quer literalmente colocar a mão-na-massa.

Influenciadora da construção civil: como foi a ação?

O objetivo da Votorantim Cimentos ao realizar a parceria era criar relevância e visibilidade para a marca, utilizando a imagem e a influência da YouTuber, buscando criar mais empatia (Share Of heart) com o público-alvo e memorização da marca. O Share of heart é uma mistura de estratégia com criatividade para gerar empatia e sentimento para despertar a preferência do consumidor. É, literalmente, estar na mente e no coração dele. E o objetivo ao aplicar essa tática na ação com influenciadores, era atingir o consumidor final por conta de sua história e iniciativa de reformar a própria casa. Além de atingir também o profissional da obra, pelo fato de conseguir transitar e retratar o universo do pedreiro.

Capacitação do influenciador: toda a preparação antes da ação

Quando iniciamos o trabalho com a influenciadora, ela atingia a marca de 93 mil inscritos no YouTube, mais de 10.000 seguidores no Facebook e no Instagram apenas 2.443. Já no início da campanha, a Paloma foi recebida pela agência no aeroporto com um welcome kits com roupas, acessórios e um smartphone para que ela pudesse realizar clicks e filmagens com qualidade.

Foi realizado um trabalho de capacitação com relação ao uso correto de normas e Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). Também foi realizada uma orientação com relação às melhores práticas de como fazer imagens e vídeos de qualidade. O treinamento foi prático com a visita da influenciadora em uma fábrica da Votorantim Cimentos com dicas de aplicação dos produtos e diferenciais da marca. O treinamento teórico com um diretor-técnico de marca para informações técnicas de produtos.

A estratégia precisa ter foco em resultados

O foco principal era apresentar a qualidade e praticidade dos produtos Votorantim Cimentos por meio do canal da Paloma Cipriano com uma série de ações focadas em vídeos com “Faça Você Mesmo”, utilizando suas habilidades e conhecimento na área da construção civil, usando como pano de fundo a reforma de alguns cômodos da casa dela. A ação foi dividida em duas fases:

1) integração e experiência com a Votorantim Cimentos

Foi realizada uma experiência com a Youtuber na qual ela veio para São Paulo conhecer a Votorantim Cimentos, os produtos e as formas corretas de aplicação, além do processo de fabricação do cimento e argamassa. Tudo isso para que ela realizasse as postagens como check-in, fotos na fábrica e, principalmente, o vídeo com um resumo de tudo que ela viu nesses dias com a gente.

2) Faça Você Mesmo

Mesmo nesta fase, a youtuber pôde mostrar na prática o que aprendeu na fábrica e como usar os produtos da marca na reforma de uma casa em 6 novos vídeos.

Atualmente, Paloma Cipriano conta com 770.000 inscritos no canal do Youtube e no Instagram conta com 96,7 mil seguidores e 27.500 curtidas no Facebook. Hoje ela é considerada uma das maiores influenciadoras do segmento de construção e reforma do país que fala diretamente com o público interessado neste tema e a nossa ação em conjunto com a Votorantim Cimentos foi o ponto de partida para todo esse sucesso.

Compartilhe:

Posts Relacionados