Lojas físicas estudam caminhos para recuperar consumidores

WhatsApp, drive-thru e experiências sensoriais são algumas das alternativas

Lojas físicas estudam caminhos para recuperar consumidores

As lojas físicas já estão estudando formas de se recuperar da queda imposta pela quarentena e trazer de volta os consumidores que, receosos, ainda preferem aguardar a evolução da pandemia.

Descontos e vantagens são alguns dos instrumentos que têm sido utilizados nessa reaproximação. Outras iniciativas, como drive-thrus de compras, também ganharam destaque recentemente, sem contar o respeito aos obrigatórios protocolos de segurança sanitária.

“É preciso mostrar que esses empreendimentos, e as lojas principalmente, têm uma segurança diferente do que acontece hoje no comércio de rua, nas feiras livres, em qualquer órgão público”, disse Nabil Sahyoun, da Alshop, em entrevista ao Meio&Mensagem, ao falar sobre as grandes lojas.

Para que tudo funcione, a integração entre os canais on e offline é crucial, com a criação de mecanismos de retirada nas lojas físicas e alternativas de pagamento - um exemplo prático e simples é o atendimento por WhatsApp com transferência online para conta corrente.

Além disso, muitos espaços físicos vem sendo reestruturados para valorizar sensorialmente a experiência do consumidor. O raciocínio é simples: se ele vem até você, a visita tem de valer a pena, e não ser apenas mais uma jornada de compra cotidiana.

Essas medidas vêm sendo tomadas por empresas e marcas de todos os portes e segmentos, com ênfase na digitalização - que já se traduziu numa alta expressiva no e-commerce. Em maio, o crescimento nas vendas online foi de 137,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a camara-e.net.

Compartilhe:

Posts Relacionados