Lives ajudam a melhorar SEO

Exposição ao vivo ajuda artistas e marcas a aparecer em buscas do Google

Lives ajudam a melhorar SEO

Mais do que terem ganhado popularidade durante a pandemia, as lives têm outro efeito benéfico para a presença digital das marcas: elas ajudam a aumentar a busca por marcas, empresas e artistas no Google.

Um estudo divulgado recentemente pela SEMrush mostra que as transmissões ao vivo de artistas pela redes social multiplicaram as pesquisas na quarentena. O cantor Gusttavo Lima, por exemplo, viu as buscas pelo seu nome crescerem 172% entre março e abril, chegando a 2,2 milhões no período.

Já o DJ Alok, que fez uma live em maio, atingiu 1 milhão de buscas, cerca de 400% a mais do que em abril . A dupla Jorge e Mateus chegou aos mesmo número de pesquisas, obtendo uma alta de 306% no mesmo período.

Além de aumentar a exposição das marcas, esse fenômeno reforça a importância das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para o marketing. Elas podem se aproveitar das peculiaridades da conjuntura para otimizar os resultados da sua marca.

Para isso, é preciso entender como a sua estratégia dialoga com os impactos da pandemia.

Uma ferramenta útil é o Google Shopping Insights, que mostra a evolução da busca por itens de consumo ao longo do tempo. Disponível para os Estados Unidos, ela pode ajudar a entender tendências de consumo que hoje são globais e também se aplicam ao Brasil.

"As lives no YouTube ou Webinars, funcionam como grandes oportunidades para ter seu conteúdo bem posicionado na ferramenta de busca", explica Pricila Paro, Planner da Visia. "Isso porque, são transmissões que normalmente abordam pautas quentes, assuntos que estão em alta e que consequentemente tem mais chances de serem buscados", afirma.

Compartilhe:

Posts Relacionados