A essência do Inbound Marketing como você nunca leu por aí

Uma das estratégias mais evidenciadas nos últimos anos, nem sempre é realizada da melhor forma.

A essência do Inbound Marketing como você nunca leu por aí

“O Inbound Marketing é a solução que vai salvar o seu negócio”. Nos últimos três anos, utilizar esse tipo de estratégia foi quase regra para muitas companhias que queriam obter leads qualificados para sua base e transformá-los em clientes. O inbound, diferentemente do outbond marketing, apresenta uma formatação certeira: que atrai o possível cliente com conteúdos que façam sentido para a sua rotina e respeita as etapas de um funil, que pode ser comparado a um relacionamento, até que o próprio cliente entre em contato com a companhia para efetivar a venda.

A estratégia parece ser perfeita, não é? E, realmente, é possível se obter resultados significativos implementando o inbound marketing de forma assertiva. A questão é: Como chegar a excelência ao implementar o Inbound Marketing?

5 dicas para mudar o seu olhar sobre seu cliente e dar início à uma estratégia assertiva

1) Ouvir vale muito mais do que falar

Por muitos anos, a comunicação para atrair o cliente partia de uma estratégia baseada nas palavras que seriam ditas a ele sobre um determinado produto. A ideia era elencar as qualidades que mais chamariam a atenção e que seriam os diferenciais daquela solução. Isso mudou. O primeiro passo quando se decide aplicar o Inbound Marketing é entender quem é o seu público e qual a sua realidade e, para isso, é fundamental aplicar uma pesquisa para definir quem é a buyer persona da sua marca.

2) Dê informações relevantes ao seu público

Ao definir a buyer persona da sua marca, você deve ter encontrado os detalhes da sua rotina, seus desafios profissionais, seus desejos pessoais e também entender quem são as pessoas que a influenciam. Definir essa buyer persona é conhecer profundamente o seu público. Agora que você já sabe quem ele é, qual é a necessidade dele?

Na estratégia de Inbound Marketing é preciso trabalhar com iscas que atraiam seu público até você – os conhecidos materiais-ricos. Mas para que eles façam sentido é preciso que forneçam informações realmente ricas e valiosas para sua buyer persona. E, dessa forma, ao acreditar na relevância do seu material, ele te fornece seus dados de contato e inicia um relacionamento com sua marca.

3) Construa conteúdo relevante (mesmo!) para seu público

Naturalmente, muitas marcas começam a aplicar a estratégia de inbound criando um blog – isso é fundamental, pois é um canal de distribuição de conteúdo próprio. Mas para ele, além de ser próprio, apresentar relevância, ele precisa transmitir informações exclusivas. Trabalhar com conteúdos didáticos e exclusivos vai te fornecer diversos benefícios perante a sua buyer persona: credibilidade; exclusividade; garantia de que é a sua marca (e somente ela) que pode entregar as soluções que seu público precisa.

4) Não faça mais do mesmo

Muitas marcas já estão implementando o inbound. Isso aumentou a quantidade de canais de conteúdos, como blogs, e aumentou também a concorrência pela atenção do público-alvo. Com os seus concorrentes aplicando a mesma estratégia que você, quem vai conquistar a buyer persona desejada é aquele que realmente fizer um conteúdo de qualidade. Muitos produtores de conteúdo acreditam que a melhor forma para gerar esse material é trabalhar somente com pesquisas desk.

Mas uma estratégia para garantir que o seu conteúdo seja, de fato, o mais interessante e necessário é trabalhar a apuração e sempre buscar fontes e realizar entrevistas. As entrevistas com fontes especializadas garantem ao seu blog um conteúdo diferente do que os outros canais distribuem e contribuem exatamente para o aumento da credibilidade.

5) Trabalhe (e respeite) cada uma das etapas do funil

Se você já conhece um pouco de Inbound Marketing deve saber como funciona o funil de conversão. Ele tem algumas etapas, como: aprendizado e descoberta; reconhecimento de problema; e consolidação da solução.

Cada uma dessas etapas correspondem ao estágio em que está o relacionamento da sua marca com a sua buyer persona e é preciso respeitar essa jornada de tempo e essa crescente na sua relação. Não tente contato com o lead logo após captá-lo, a ideia é que quando chegar a etapa de consolidação de solução, ele já esteja pronto para entrar em contato com você e a venda seja convertida de forma mais rápida.

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