Como será o Marketing pós-pandemia?

Presença virtual, engajamento e humanização serão determinantes para sucesso das marcas

Como será o Marketing pós-pandemia?

O isolamento social trazido pela pandemia de Covid-19 trouxe muitas mudanças para o dia a dia das agências, do home office a mudanças de planejamento, passando pelo protagonismo das lives como instrumento de marketing e a revisão de metas.

Mas… como ficará o Marketing pós-pandemia?

Por enquanto, a única certeza é a incerteza, mas ainda assim é possível vislumbrar algumas mudanças que devem se consolidar no médio prazo.

A qualidade do engajamento é uma delas, principalmente quando se atua com influencers. O objetivo aqui é solidificar uma imagem de confiança nas marcas que consiga sobreviver a épocas de crise - normalmente, quem anuncia em períodos recessão sai deles mais fortalecido.

Além disso, deve haver uma racionalização ainda maior dos investimentos em publicidade, mesmo com a retomada da economia. Isso não significa necessariamente gastar menos, mas sim valorizar e tornar mais eficientes o investimento que está sendo feito.

Outra tendência chave que veio para ficar no pós-Covid é a humanização das marcas. Épocas como esta reforçam laços de solidariedade e empatia, valores que que devem ser abraçados por todos que queiram construir uma reputação sólida no futuro.

A jornada virtual de compra também será cada vez mais importante para gerar vendas.

Já há uma mudança observável de comportamento que vai aos poucos tornando menos necessária a presença física na hora da compra, e que deve permanecer mesmo com o fim da pandemia.

Por isso, será imprescindível recorrer a ferramentas de inteligência de dados para identificar da maneira mais aprofundada possível as necessidades e comportamentos dos consumidores.

Ainda assim, o comércio físico também deve sofrer transformações.

Muitos consumidores estarão - consciente e inconscientemente - sob o impacto da pandemia e ninguém se sentirá realmente à vontade em ambientes com muita gente ou que pareçam não estar atentos às orientações sanitárias.

Projetar uma imagem de segurança e bem-estar será fundamental para qualquer negócio.

Compartilhe:

Posts Relacionados