Como otimizar a produção de vídeos para as redes

Praticidade na produção de conteúdo audiovisual pode induzir a erros facilmente evitáveis

Como otimizar a produção de vídeos para as redes

Nos últimos anos, a proliferação dos vídeos nas redes foi facilitada por uma melhora sensível das câmeras dos celulares e dos aplicativos de edição. Hoje, 70% das empresas investem em Marketing de Conteúdo, o que significa que há um mercado amplo para a produção audiovisual.

Essa praticidade, porém, frequentemente leva os produtores, sejam eles influencers ou marcas, a esquecerem procedimentos simples que podem aumentar - e muito - a qualidade e o engajamento do material publicado.

O primeiro deles é sempre legendar os vídeos. Boa parte dos espectadores estão rolando os feeds das redes sociais e não ouvem o som até efetivamente clicarem no conteúdo, e isso só vai acontecer se eles saberem do que se trata.

Outra dica é segmentar o seu vídeo de acordo com as plataformas que mais impactam a sua audiência. Ao contrário do que instintivamente pensamos, nem sempre postar o mesmo material em todas as redes melhora a divulgação.

Cada uma delas têm uma linguagem própria que requer formatos específicos, e isso deve ser considerado em qualquer estratégia de comunicação.

Essas características nos levam ao terceiro ponto: os vídeos precisam ser cortados de acordo com as especificações de cada rede, sob pena de terem uma visualização final truncada para o público-alvo.

A duração dos conteúdos também é importante. Nas redes, menos é mais: a sua marca precisa chamar a atenção dos consumidores no menor espaço de tempo possível.

O ideal é que os vídeos tenham cerca de 30 segundos no Instagram, 45 para o Twitter, 1 minuto para o Facebook e até 2 minutos no YouTube.

Por fim, fique atento à qualidade visual - e não deixe que a facilidade de produção e postagem leve sua marca à publicar vídeos pouco atraentes. Da mesma forma que um bom material não requer investimentos caríssimos, simplicidade não é desleixo.

Bom senso é fundamental.

Compartilhe:

Posts Relacionados