Como aumentar engajamento orgânico no IG

Medidas simples e baratas ajudam a ampliar audiência de marcas

Como aumentar engajamento orgânico no IG

Aumentar o engajamento orgânico no Instagram não é uma tarefa simples, mas pode ser feito com um trabalho dedicado e minucioso ao longo do tempo. “Através dele, as marcas conseguem alcançar seu público alvo e até mesmo viralizar seu conteúdo sem a necessidade de grandes investimentos”, explica André Morais, Head de Mídia da Visia.

Algumas medidas simples podem ser muito eficientes para que o seu time de social media consiga bons resultados nesse sentido.

Para começar, é preciso delinear bem o seu público-alvo. Mesmo que você faça ótimos conteúdos, não adianta se os destinatários não estão interessados neles. Essa identificação é primordial para criar uma relação de longo prazo. Aliado a isso, recorra às tags nas imagens e coloque a localidade das postagens sempre que possível, em sintonia com a audiência que você quer atingir.

Ao mesmo tempo, planejamento é essencial. Nem sempre o que está mais quente nas redes tem o fit adequado para a sua marca. Crie uma estratégia de divulgação alinhada com a imagem da sua empresa e mantenha o pé firme nessa canoa independentemente da maré.

A interação com contas semelhantes a sua também não pode ser negligenciada. É uma ótima maneira de dar as caras em meio à concorrência. Mas lembre-se de atuar com parcimônia e autenticidade: faça comentários que dialoguem com o conteúdo publicado, mas sem forçar a barra. Sua marca tem que ter personalidade e é em momentos como este que ela deve aparecer.

Hashtags são outro caminho importante a ser trilhado num processo eficiente de engajamento orgânico. Use a maior variedade possível delas, tomando o cuidado de não poluir seus posts com um oceano de jogos da velha. Citar 7 a 10 delas por conteúdo está de bom tamanho, desde que elas conversem com o que você acabou de publicar.

Outra dica valiosa é não perder uma oportunidade de exibir sua conta no Instagram em outros canais. Dê o endereço dele no seu Facebook, Tumblr, Youtube. Instale widgets no seu site. Coloque um logo com hiperlink na assinatura dos emails corporativos. São medidas que costumam render muito em termos de audiência.

Compartilhe:

Posts Relacionados