Aterrisando no sucesso

Como conquistamos alta taxa de conversão nas Landing Pages do Mapa da Obra

Aterrisando no sucesso

Um dos nossos diversos jobs aqui dentro da Visia é o trabalho com inbound marketing, que realizamos através da criação de conteúdo para diversos blogs, newsletters, e-books, vídeos e, até mesmo, podcasts que desenvolvemos para gerar um conteúdo atrativo aos nossos clientes e seus consumidores.

Dentro desses trabalhos de inbound, temos o Mapa da Obra, o portal da Votorantim Cimentos voltado para conteúdo de gestão, negócios, inovação e capacitação do setor de construção civil, extremamente importante para todos os profissionais que desejam estar próximos e atualizados sobre o mercado, aprendendo constantemente.

Dentro deste job, temos a criação das landing pages, que se tratam de páginas da web que aparecem em resposta ao clique em um resultado de busca de um mecanismo de pesquisa otimizado, promoção de marketing, e-mail de marketing ou um anúncio on-line, com o objetivo de captar leads.

Essas páginas são parte de um processo na área de inbound marketing em que precisamos trabalhar, melhorar e otimizar constantemente para que tenhamos uma conversão de leads satisfatória. Para que o desempenho da captação de leads tenha sucesso, é preciso utilizar essas landing pages de forma estratégica para manter sempre um bom número de visitantes e um bom número de conversão.

Há, aproximadamente, 4 anos, a Visia vem fazendo inbound marketing com o Mapa da Obra. Dentro desse processo, já fizemos diversas modificações, testamos diversos formatos de landing page - incluindo testes A/B - , com o objetivo de melhorar a percentagem de aprovação, para chegar no formato ideal e entender o comportamento das nossas personas de forma mais profunda.

Nossas personas dentro do ramo da construção incluem perfis diversos e que, apesar de se complementarem, possuem características comportamentais diferentes. Nossos leads nestas landing pages são engenheiros, lojistas de materiais, profissionais da obra e consumidores finais de materiais de construção, como concreto. Analisando essas pessoas, entendemos que quanto mais steps eram colocados dentro das páginas, menor era a conversão. Isso se deve ao fato de que essas personas não possuem o costume de preencher muitos dados, elas são mais objetivas e querem receber o conteúdo de forma rápida e prática. Com isso em mente, executamos algumas estratégias para melhorar os nossos índices, e reduzir este processo focando nos dados necessários para a estratégia de inbound continuar sendo completa.

Em 2021, mudamos a nossa ferramenta de automação de marketing para a RD Station. Isso nos ajudou bastante no processo, melhorando a produtividade da equipe na execução dessas landing pages, e aumentando as possibilidades com a ferramenta.

Testamos um novo formato de LP mais otimizado, melhorando nossa taxa média de conversão de uma média de 40% para a média de 55% em menos de um ano.

Nesse mercado, consideramos como resultado positivo uma conversão acima de 38% em LPs, ou seja, o que já era um trabalho qualificado, se tornou um avanço gigantesco em termos de conversão.

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