Aprendizados de marketing no distanciamento social

Jornadas virtuais, compras online com retirada presencial e produtos que valorizam experiências de rua vieram para ficar

Aprendizados de marketing no distanciamento social

O que o distanciamento social ensinou ao marketing? Alguns dos aprendizados já foram implementados, outros estão sendo; seja como for, todos elas apontam para soluções que dialogam com a reviravolta que a pandemia causou no mercado.

Uma das principais lições é que uma experiência virtual é melhor do que nenhuma experiência. É esse novo conceito de jornada que diversas empresas estão adotando para capturar a atenção de crianças e adultos trancados em casa.

A North Face está oferecendo aulas de fotografia pela internet, enquanto a Amazon criou o Camp Handmade, uma seção que oferece produtos de artesanato e tutoriais em vídeo para que os consumidores façam os materiais no conforto do seus lares.

Produtos que tragam experiências de rua para dentro de casa também estão em alta. Assistir filmes em casa emula o cinema, e frigobares podem ajudar a substituir a mesa de bar.

A busca por projetores de vídeo na Amazon, por exemplo, aumentou 7 vezes entre 6 de junho e 11 de julho, segundo o site Profitero.

Outro aprendizado é a importância de agregar valor ao básico. Pense nas máscaras. Mais do que um item de higiene e proteção sanitária, ela é cada vez mais um acessório de moda. Se a variedade é importante por um lado, por outro vale a pena investir em conceitos que valorizem a autenticidade do seu material.

Aumentou também o número de compras online com retirada presencial.

Isso mostra que as pessoas buscam por opções práticas e fáceis de compra, mas que de alguma maneira deem uma sensação de normalidade. Segundo a empresa de pesquisas Numerator, o crescimento da modalidade foi de 33% nos Estados Unidos na pandemia.

Compartilhe:

Posts Relacionados