A importância do podcast para marcas

8 motivos para implementar os podcasts na sua estratégia de marketing

A importância do podcast para marcas

Repletos de informações, alguns com pitadas de humor, outros com tons mais sérios, os podcasts apresentam o balanço perfeito entre entretenimento e mÍdia. Incrivelmente envolventes, seu aspecto informativo tem sido extremamente útil para empresas e ouvintes. No entanto, ainda há um caminho a ser percorrido para a sua aceitação plena.Muitas empresas ainda não entendem o verdadeiro potencial por trás dos podcasts. E há um grande número de razões pelas quais eles são o complemento perfeito para qualquer estratégia de conteúdo existente.

Vamos explorar oito dos principais motivos para adicionar podcasting ao seu conteúdo.

1. Os podcasts têm baixa concorrência

O mercado de conteúdo é competitivo, realmente competitivo. Embora existam cerca de 80 milhões de páginas de negócios no Facebook, há apenas 700 mil podcasts no ar. Este número diminui quando você pesquisa por tópicos. Com essa competição baixa, é muito mais fácil fazer seu podcast se destacar e ganhar ouvintes!

2. Envolvente e conveniente para os ouvintes

Os podcasts exigem pouco esforço para se engajar, em nome do ouvinte. Ao contrário do conteúdo escrito de um blog, que precisa ser lido, ou mesmo de vídeos que exigem que o público reserve um período para dar atenção e assistir. Tudo o que um ouvinte de podcast precisa fazer é clicar em reproduzir e ouvir. Seja na rua, no trabalho, em transporte público, no carro, na academia ou até antes de dormir. Encontrar tempo para ouvir um podcast é mais fácil.

3. Conteúdo otimizado para celular

Parte da riqueza multitarefa e de baixo esforço dos podcasts se deve à compatibilidade com dispositivos móveis dessa mídia. Como cada vez mais escolhemos dispositivos móveis em vez de outras tecnologias, adotar tipos de conteúdo compatíveis com dispositivos móveis é importante.

4. Crescendo em popularidade

O número de ouvintes de podcast está crescendo. Havia 48 milhões de ouvintes de podcast semanais em 2018, de acordo com dados do Statista. Espera-se que esse público cresça para 115 milhões até 2021. Entrar no jogo de podcast agora permitirá que você comece a desenvolver uma audiência antes que a competição mais pesada comece.

5. O público do podcast é extremamente leal

Desenvolver um público de podcast antes da concorrência é extremamente importante porque os ouvintes são leais aos seus programas favoritos. Eles estabelecem relacionamentos com o(s) host(s) e desejam saber sempre que houver um novo episódio. Se você conseguir estabelecer um público forte antes do boom do podcast, será difícil para seus concorrentes atraírem esses ouvintes para seus próprios programas.

6. Opções interativas para o público

Um dos motivos pelos quais os podcasts são tão envolventes e estimulam esse público fiel é porque eles são muito interativos. Os hosts podem criar pesquisas de público, responder a perguntas e receber “ligações”, como em um programa de rádio tradicional. Isso ajuda a atrair os ouvintes para o programa e faz com que o consumo do conteúdo pareça mais uma experiência interativa, em vez de simplesmente ouvir o áudio.

7. Custos escaláveis ​​para os criadores

Em termos de custos de criação, os podcasts são escalonáveis. Assim como o conteúdo de fotos e vídeos, o custo de criação depende muito da qualidade. O mesmo é válido para podcasts. Você pode capturar um bom áudio com equipamentos relativamente baratos. No entanto, a qualidade pode não estar à altura do que a audiência espera. Felizmente, isso é totalmente controlável: você pode dimensionar custos para atender às demandas de seu público.

8. Estabelecendo uma liderança inovadora

Além de oferecer valor aos clientes, um dos principais motivos pelos quais desenvolvemos conteúdo é para estabelecer credibilidade e uma reputação como líderes inovadores no mercado. Os podcasts têm um grande impacto no crescimento dessa reputação de fonte confiável e especializada, porque o público pode ouvi-lo diretamente de sua própria boca.

Conclusões

Os podcasts trazem muitos benefícios para a estratégia de postagem de uma empresa. Alguns desses benefícios, no entanto, estão diminuindo, à medida que esses programas on-line semelhantes aos de rádio se tornam mais populares. A competição por audiências de podcast está esquentando. Por isso é preciso que esse gigante adormecido seja um dos seus focos antes que ele acorde e a competitividade cresça cada dia mais.

Fonte: Search Engine Journal

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