As 7 tendências de Marketing para 2020

Descubra quais atitudes vão fazer a diferença na comunicação da sua marca

As 7 tendências de Marketing para 2020

O Marketing em suas várias formas está em mutação permanente, e é aí que está a beleza da coisa: não somos hoje o que éramos ontem, mas, de alguma maneira, já somos o futuro que nos espera. A capacidade de se adaptar é pré-requisito para o sucesso em um mundo de inovação tecnológica que pede cada vez mais dinamismo e flexibilidade de todos nós. Se para o mercado essa é uma exigência, para a VISIA ela é um compromisso.

Esse espírito de mudança contínua está no ar, mas também é palpável - e foi detectado pela pesquisa Global Marketing Trends 2020, realizada pela consultoria Deloitte. O levantamento elencou as sete principais tendências do setor para este ano, a partir de entrevistas com mais de 80 especialistas de marketing de todo o planeta. Sabe a voz da experiência? É ela.

Antecipe-se: veja o que deve influenciar as melhores decisões de Marketing em 2020 para as empresas B2B e B2C- e como se aproveitar delas para gerar leads.

1) Propósito

Transmitir uma imagem adequada para que um produto seja vendável é pouco. Uma marca que quer se diferenciar das demais deve compartilhar um propósito com as pessoas, num diálogo constante onde as duas partes refletem os sonhos e desejos uma da outra. Essa premissa é corroborada por dados: 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas alinhadas aos seus valores de vida, segundo a pesquisa Global Consumer Pulse, realizada pela Accenture Strategy no ano passado. Cada vez mais as pessoas buscam por algo inspire nelas valores e princípios. Essa é a chave para ter clientes que se identifiquem com a sua marca e sejam leais a ela.

2) Conexão humana

Enquanto você lê este texto em um celular ou um computador, provavelmente nem se dá conta do quão digital é o mundo de hoje. A onipresença da tecnologia facilita o nosso dia a dia e deixa como rastro um imensidão de dados sobre cada um de nós - o que somos, como pensamos, o que queremos e para onde vamos. Há um lado negativo nisso tudo, claro: com esse universo de algoritmos, é muito fácil esquecer a importância de uma experiência humana autêntica. Ambição, pertencimento, curiosidade e partilha são alguns dos valores que constituem essa experiência, que pode ser trabalhada com uma maior integração entre todos os stakeholders da empresa, fortalecendo uma relação empática e genuína entre eles.

3) Fusão

O aumento dos fluxos comerciais mundo afora tem proporcionado uma integração sem precedentes na história mundial, tendo como consequência o rompimento de fronteiras e a aproximação de ecossistemas econômicos que, se antes pareciam distantes, hoje caminham juntos de maneira quase simbiótica. Diante desse cenário, as marcas não podem se dar ao luxo de verem a si mesmas de forma isolada. Se a sua empresa vende sorvetes, ela deve ir além e enxergar a si própria como uma companhia do ramo de alimentos. Ou seja, ela deve criar estratégias de fusão, pensando a sua própria atuação para aproveitar da melhor maneira possível as oportunidades de negócios que certamente surgirão no futuro próximo.

4) Confiança

Estabelecer uma relação de confiança com o seu cliente é um trabalho de longo prazo que passa longe de soluções imediatistas. Investimentos em Marketing de Conteúdo, Branding e Marketing Digital são vitais nessa construção, mas de nada adiantarão se a sua marca não agir conforme aquilo que prega. Aqui há muito espaço para melhorar. Segundo a pesquisa Brands WeTrust 2019, realizada pela agência Edelman, só 36% dos brasileiros confiam na maioria das marcas que consome. Seja coerente.

5) Participação

Ao mesmo tempo em que o consumo nunca foi tão massivo, nenhum consumidor vê a si mesmo como parte dessa grande massa. E eles estão certos: cada cliente é um ser humano com aspirações e necessidades próprias, um indivíduo que pode - e deve! - ser reconhecido como tal. Use os dados disponíveis para personalizar a comunicação com sua base de consumidores e engajá-los. O segredo aqui é pensar de maneira dialética, como uma via de mão dupla: crie processos de troca onde o seu cliente participe efetivamente dos propósitos e valores da sua marca. Ouça e aprenda com eles.

6) Agilidade

Rapidez é crucial, mas ao contrário do que se pode imaginar, não é só a velocidade da comunicação para o seu target que conta, seja ela digital ou offline. Processos ágeis dentro da organização e sinergia com a agência são a chave para que o trabalho de comunicação da sua marca atinja todo o seu potencial - quanto mais ágil, mais impacto ele terá sobre os seus clientes.

7) Talento

Esta é uma tendência que se mantém verdadeira e se manterá por muito tempo: a qualidade do trabalho executado por uma agência é o ativo mais importante da sua comunicação. Aqui na VISIA, temos uma equipe de especialistas em Marketing Digital, de Conteúdo e de Relacionamento que certamente fará a diferença para a sua marca - como já fizemos para empresas como Vigor, Eurofarma e Votorantim. Conheça os e para descobrir como fazemos.

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