Um olho no fermento e o outro no resultado

Cliente

AB Brasil

Serviços

  • Estratégia de Conteúdo
  • Social Media
  • Community Management
  • Mídia
  • PDV

As diferentes camadas de uma marca

No começo de 2020, tivemos a oportunidade de receber um novo desafio que englobou todo o time da Visia: a criação e o desenvolvimento de conteúdo para as redes sociais da Fleischmann para uso profissional e da Mauri. Ambas as marcas fazem parte da AB Brasil que, por sua vez, é uma empresa do grupo ABF - Associated British Foods, o quarto maior produtor de alimentos da Europa. Tanto a Fleischmann, quanto a Mauri, trabalham com produtos de panificação e confeitaria, destinados a profissionais do setor. Entre os seus carros chefes estão os fermentos frescos, pré-misturas para panificação e confeitaria, chantillys, coberturas e recheios.

Desde o início, um dos grandes desafios foi criar diferentes personas para cada uma das marcas. As duas marcas tinham o propósito de se tornarem referência no mercado profissional, apresentando seus produtos como soluções no ambiente profissional. Apesar de oferecerem produtos similares, era extremamente importante que cada uma tivesse a suas próprias personalidades e objetivos.

Traçando um caminho

Nosso objetivo com as duas marcas era gerar engajamento através de conteúdos relevantes na rotina do público através de comentários, curtidas, cliques, compartilhamentos e menções. Para aumentar nosso engajamento, precisamos ser relevantes na vida do nosso público e demonstramos isso através do conteúdo criado para as redes de Fleischmann e Mauri. Por isso, se fez importante a busca por matérias, pesquisas e estudos na área, que nos ajudam a embasar nossa fala e aumentam nossa credibilidade com o público.

Uma das soluções mais efetivas foi o uso de enquetes - tanto nos stories do instagram, quanto nos posts do facebook - que buscavam entender o que o público mais buscava consumir de conteúdo ao procurar assuntos do segmento. Fomos capazes de traçar diferentes estratégias a partir das expectativas dos internautas, sempre oferecendo insumos que servissem como ponto de partida para gerar diálogo.

Um exemplo desses insumos são as receitas - geradas em conjunto com os consultores técnicos da AB Brasil -, que vinham em diferentes formatos e temáticas de acordo com as datas de oportunidade do mercado. Esses posts sempre chegam com a chamada para o usuário salvar e compartilhar a ideia em suas redes, comentar o que achou do resultado e marcar os seus colegas profissionais nos comentários.

Além disso, através desses estudos, também fomos capazes de antecipar as tendências e oferecer técnicas de grande relevância que auxiliassem o público a fazer o melhor proveito dos produtos Mauri e Fleischmann enquanto gerasse mais receita no seu negócio e chamasse a atenção dos consumidores.

O interesse do público disparou

Em publicações onde exemplificamos uma tendência no segmento de confeitaria, o público transformador demonstrou interesse em saber mais sobre a receita ou a técnica, o que gerava novos conteúdos para a página.

As lives sempre têm bom retorno. Em parceria com influenciadores do setor e grandes nomes da AB Brasil, gravamos conteúdos de grande sucesso. O transformador demonstra interesse em ver na prática as receitas e demonstra confiar no que os técnicos ensinam, engajando o tempo todo.

Big numbers

Entre Fevereiro e Maio de 2021, fomos capazes de alcançar resultados extremamente satisfatórios de engajamento no setor profissional de panificação e confeitaria em comparação com o resto do segmento. A taxa de engajamento no Facebook e Instagram de Fleischmann nos últimos 4 meses, foram de 8,33% e 14% respectivamente, enquanto a média do segmento era de 1,62% e 7,04%. Já na Mauri, a taxa de engajamento no Facebook foi de 9,37%.

Resultados

no Instagram da Fleischmann
no Facebook da Fleischmann
no Facebook da Mauri

Vamos nos ver?

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