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Do solo ao céu
Na área logística, é comum contar com variados modais para receber ou enviar alguma carga. De forma terrestre, pelas estradas; no modal marítimo, contando com navios; ou, até mesmo, pelo céu, utilizando aviões. A rotina da área de comércio exterior sempre foi bastante ativa e permitiu que mercadorias circulassem pelo mundo inteiro, respeitando as legislações vigentes. Até ser paralisada por uma pandemia em 2020.
Se antes, ir aos portos para checar a chegada ou saída de containers era tarefa comum, com a pandemia da Covid-19 atingindo o mundo todo, as atividades da área logística também foram afetadas. E para que a distância física não resultasse em uma distância da área de negócios da Atuali com os seus clientes, criamos uma estratégia de Inbound Marketing que comprovou que a boa comunicação chega a qualquer lugar e ultrapassa qualquer tipo de barreira.
Com o objetivo de trazer a sua expertise na área de comércio exterior para atrair novos leads e engajar leads antigos, criamos o “EXW” Training: uma série de treinamentos online com temas técnicos e de desenvolvimento de mercado que fossem pertinentes ao dia a dia do público da Atuali.
Na quarentena, a descoberta do que o mercado queria ouvir
O setor de logística se encontrava ‘espremido’ devido à alta competição no mercado. Além disso, a digitalização - adiantada pela crise da Covid-19 - provocou um novo posicionamento diante do uso da tecnologia nas operações e na forma de diferenciação das empresas do ramo, sendo este através de branding, comunicação e marketing. O setor de logística se encontrava ‘espremido’ devido à alta competição no mercado. Além disso, a digitalização - adiantada pela crise da Covid-19 - provocou um novo posicionamento diante do uso da tecnologia nas operações e na forma de diferenciação das empresas do ramo, sendo este através de branding, comunicação e marketing.
A Atuali captou a mensagem e se dispôs a mudar o mindset de inovação rumo a tornar o marketing e comunicação do negócio em uma área estratégica. O projeto iniciou em março e se deu em etapas, começando pelas pesquisas de mercado e análise de resultado, planejamento estratégico e tático, execução e mensuração.
Se por um lado, as atividades operacionais da área de comércio exterior foram limitadas. Por outro, a estratégia de Inbound Marketing possibilitou a aceleração da capacitação dos profissionais desse setor e o engajamento do seu público.
O dia a dia do “EXW” Training
O projeto teve duração de 3 meses, onde foram produzidos 8 treinamentos do EXW Training, abordando os seguintes assuntos:
- - Entreposto aduaneiro
- - Oportunidades e mudanças
- - Impostos e custos
- - Redução de tributos
- - DUIMP
- - Drawback
- - Ações melhore sua performance
- - Ex-Tarifário
Tático
- - Criação de uma nova Identidade Visual para todos os canais de comunicação da empresa
- - Inbound Marketing, onde contemplou: Planejamento Estratégico, Pesquisa de Campo, Blog, SEO, Websérie, LinkedIn - Content Sponsored e Display, Google Ads
- - Search, Display e Remarketing
Resultados
Vamos nos ver?
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